Ação da Prefeitura de João Pessoa combate poluição visual e obstáculos à mobilidade
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou uma ação, na manhã desta sexta-feira (5), para a retirada de propaganda irregular e obstáculos nas calçadas. A ação contou com a participação de seis secretarias e teve como alvo a retirada de obstáculos à acessibilidade dos pedestres, a mobilidade dos veículos e as placas colocadas em local inadequado, ao longo da Avenida Tancredo Neves.
O trecho escolhido para a ação fica entre a UPA da Oceania, no Retão de Manaíra, e a Praça da Socic, no Varadouro. A ação contou com a participação de representantes das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Seman), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Articulação Política (Segap), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pela Prefeitura de João Pessoa nos principais corredores de tráfego da cidade.
A ação foi acompanhada pelos secretários de Articulação Política, Adalberto Fulgêncio, e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, João Almeida. No trecho inspecionado, foram retirados cartazes e placas que estavam em local inadequado prejudicando a passagem de pedestres, além de churrasqueiras que eram acorrentadas a árvores.
Também foram feitas advertências para retirada de material depositado sobre as calçadas e objetos colocados de forma inadequada em frente aos estabelecimentos comerciais. Neste caso, os proprietários foram alertados a não repetirem o erro, sob pena de serem autuados com base no Código de Postura do Município.
Rio – Durante a inspeção, foi constado ainda um caso de degradação do meio ambiente em uma Área de Preservação Permanente (APP), entre os bairros de Mandacaru, Padre Zé e Treze de Maio, por onde passa o Rio São Bento. No local, foram depositados materiais de construção e lixo. Neste caso, a Secretaria do Meio Ambiente e a Emlur vão tomar as providências para evitar as agressões ao meio ambiente.
Outras ações – A Prefeitura vai continuar realizando ações semelhantes em outros corredores de trafego da cidade, com o objetivo de diminuir a poluição visual e melhorar a acessibilidade dos pedestres e a mobilidade dos veículos.