Ação da Secretaria de Saúde no Alto do Céu atrai população

Por - em 424

Ação_Alto_Ceu_MazinhoGomes5Uma série de serviços foi oferecida à população do bairro do Alto do Céu e Mandacaru durante esta sexta-feira (2) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) e do Distrito Sanitário IV. Ação levou serviços à população e realizou ações educativas contra dengue e leptospirose. As atividades aconteceram em frente à Unidade de Saúde da Família Alto do Céu II.

No local, as equipes do Distrito Sanitário IV se dividiram em atendimentos para verificar a pressão arterial, realizando exame citológico, atividades educativas, orientação em saúde bucal e práticas integrativas. Também houve a participação da marca Embeleze. “Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade para a prevenção de doenças e para a promoção da saúde”, disse a diretora do distrito, Fabíola Oliveira.

Em uma tenda ao lado das ações em saúde, a Gvaz fez a exposição do seu mostruário de biologia e deu orientações sobre os tipos de doenças transmitidas por animais e os cuidados que a população deve ter. Também realizou controle da leptospirose e da dengue no local e fez uma exposição de cães e gatos para adoção, além de oferecer vacinação antirrábica.

Segundo Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental, foram adotados 11 cães e seis gatos. “Também vacinamos 54 animais da comunidade”, disse ele. Maria Lenízia, uma das pessoas que levou um animal para casa, disse que esperava uma oportunidade para adotar um cãozinho. “Este é meu primeiro animal. Sempre quis ter um cachorro, mas só consegui adotar com a exposição aqui no bairro”, contou.

A ação foi promovida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e contou com o apoio do Distrito Sanitário IV.