Ação da SMS chama atenção do Ministério e vira pauta de revista nacional

Por - em 513

O Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA) de João Pessoa está capacitando todos os profissionais dos distritos sanitários Capital para atuar com testes rápidos para HIV e Sífilis. A ação está sendo realizada desde o início do ano e terá continuidade nos dias 27 e 28 deste mês. A iniciativa chamou a atenção do Ministério da saúde, que vai registrar o serviço em revista veiculada nacionalmente.

Tatiana Pinangé, coordenadora DST/Aids de João Pessoa, destacou que representantes do ministério escolheram registrar a ação em razão de João Pessoa por ser considerada como uma experiência exitosa na aplicação dos testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis. O registro dessa visita será publicado na 34ª edição da Revista Brasileira Saúde da Família, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS).

“A equipe virá a João Pessoa para conhecer como esse trabalho tem sido realizado, quais resultados têm alcançado, qual a mobilização em torno dessa ação e quais as perspectivas”, enfatizou Tatiana.  As oficinas, que já estão em sua segunda etapa, ocorrem no auditório do Hospital Santa Izabel, das 8h às 17h. Na oportunidade serão capacitados os profissionais do Sistema único de Saúde SUS dos Distritos Sanitário I, II e III.

A ação é uma continuidade das oficinas de descentralização de teste rápido para HIV e Sífilis, promovidas pela seção municipal DST/Aids da Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa.

Com essa capacitação, 75 serviços da rede municipal de saúde passarão a realizar o procedimento. “Até o final do ano, todas as 180 Equipes de Saúde da Família realizarão esses testes”, disse Roberto Maia, diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA) de João Pessoa.

A descentralização dos testes rápido para HIV e Sífilis é uma meta que vem sendo cumprida pela seção de DST/Aids em parceria com Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA, de forma exitosa, já obtendo os significativos resultados de 34 Equipes de Saúde da Família capacitadas, o Complexo Hospitalar Mangabeira, o Hospital Municipal Santa Isabel, Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids, Cais Cristo, Cais Mangabeira, Unidade Médica das Praias, Caps AD Rangel, Centro de Atenção Integral Saúde do Idoso, bem como as três equipes do Consultório na Rua e todas as maternidades de João Pessoa.