Ação da SMS leva esclarecimento sobre a tuberculose na Lagoa

Por - em 524

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Tuberculose, ocorrido no último domingo (24), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma ação na manhã desta terça-feira (26), no Parque Solon de Lucena, a Lagoa. No local, a equipe da SMS distribuiu material educativo, utilizou faixas em semáforos e abordou os pedestres. A ação também contou com um estande montado no local, para orientar e encaminhar as pessoas com sintomas da doença às Unidades de Saúde dos bairros onde moram, para fazer o exame.

Josenildo Cavalcanti da Silva, um dos usuários abordados, aproveitou a ocasião para tirar dúvidas sobre uma tosse seca que não cede a remédios. “Tomo xarope, mas mesmo assim ela não diminui”, contou. Segundo ele, a ação foi boa porque serviu para conhecer mais a doença e perder o medo de fazer o exame. “Vou procurar a USF”, garantiu.

A coordenadora da Área Técnica da Hanseníase e Tuberculose da SMS, Eveline Vilar, salientou a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento dos sintomas. “Quem convive com o paciente também deve fazer o exame, devido à facilidade de transmissão da doença. No entanto, logo que inicia o tratamento, o paciente já deixa de transmiti-la”, acrescentou. Segundo ela, pessoas com sintomas da doença – tosse frequente há mais de três semanas, perda de apetite, perda de peso, entre outros – devem fazer o exame e iniciar logo o tratamento.

O que é – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, e contaminá-lo. Outros fatores que favorecem ao estabelecimento da tuberculose são: má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica.