Ação de incentivo ao aleitamento materno é realizada na USF Nova União

Por Thibério Rodrigues - em 665

Os profissionais e estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) da Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Nova União realizaram uma ação voltada para gestantes e lactantes com a finalidade de conscientizar sobre a importância da amamentação e doação de leite materno. A atividade aconteceu nesta quarta-feira (28) e faz parte da programação da campanha Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno.

Por meio de rodas de conversa, foram abordadas diversas questões relacionadas ao tema, assim como orientações às gestantes e lactantes. “Foi uma experiência maravilhosa e produtiva que nos proporcionou dialogar sobre a amamentação e o vínculo entre a mãe e a criança”, disse Candice Santiago, preceptora do PET Saúde na USF Integrada Nova União.

De acordo com Candice, a atividade deu origem ao grupo de gestantes da unidade, que se reunirá mensalmente para discutir temas referentes à gestação e maternidade. “Como tivemos uma boa receptividade das mães, teremos reuniões mensais sempre nas últimas quartas-feiras do mês”, explicou.

Doação – Para as mulheres que querem ser doadoras de leite materno, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para o telefone 3214 1390 e fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite.

O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.

PET Saúde – O programa foi instituído em 2008 com o objetivo de promover e qualificar a integração ensino, serviço e comunidade, envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde. Na Rede Municipal de Saúde, a parceria acontece com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB)