Ação integrada da PMJP leva cidadania aos moradores de rua

Por - em 702

Moradores em situação de rua, que circulam pela orla de João Pessoa, vivenciaram um dia diferente com consultas técnicas sociais e de saúde, durante a ação “Eu Existo”, que aconteceu nesta quinta-feira (11) no Largo da Gameleira, Praia de Tambaú. A iniciativa foi realizada por uma equipe multiprofissional de seis secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

“É um momento de acolhimento e convencimento levando as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura”, explicou a secretária do Desenvolvimento Social, Marta Moura. A ação foi intersetorial e consolidou um trabalho de abordagem, triagem e sensibilização com os moradores de rua iniciado no mês de janeiro passado.

Nesta quinta-feira, a ação conseguiu atrair mais de 50 moradores, dos quais, 45 foram convencidos a ir para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), na Rua 13 de Maio, no Centro da Capital, para participar de atividades de conscientização. Deste total, oito foram encaminhados, a pedido, para permanência na Casa de Acolhida Adulta.

Segundo a secretária Marta Moura, essa ação será realizada no mesmo local e em outros pontos de concentração de população de rua a serem definidos, nos próximos quinze dias. “O mais importante é o caráter de cidadania e inclusão dentro das políticas públicas construídas e que vem sendo efetivadas num trabalho intersetorial”, afirmou Marta Moura.

O secretário adjunto da Sedes, Jobert Fonseca, definiu o trabalho como uma ação de busca ativa de rua. “A proposta é sair dos gabinetes e ir às ruas para fazer a abordagem seguida do cadastramento, na busca de soluções de inclusão das pessoas que vivem em situação de rua em João Pessoa”, destacou.

Serviços – Foram oferecidos serviços como o Cadastro Único (Bolsa Família), Balcão de Direitos, informações sobre o Projovem Urbano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres funcionou com um estande durante a atividade, disponibilizando informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra e encaminhamentos de alguns casos.

Também participaram equipes das áreas de Articulação Política, Comunitária e de Formação, além da Coordenação de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza, fazendo uma ação direcionada às mulheres. “Nosso compromisso é verificar onde elas estão e focar nossas ações nesta população considerada de extrema vulnerabilidade social, que sofre situação de violência e exclusão”, ressaltou Socorro Borges, secretária das Mulheres.

Saúde e atenção – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou da ação com equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Consultório na Rua, Área Técnica de Saúde da População Negra, Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Oceania), Complexo Hospitalar de Mangabeira, Unidade de Saúde das Praias, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Hospital Municipal de Valentina.

Foram realizadas aferições de pressão arterial e de glicemia, curativos, atendimentos psiquiátricos e até encaminhamentos para internações. “Nosso objetivo é mostrar a sociedade que o serviço existe, que estamos aqui para atender e encaminhar essas pessoas. Mas não podemos forçar ninguém a aceitar o que oferecemos. Esse não é nosso papel”, ressaltou a coordenadora do projeto Consultório na Rua, Ana Karina Soares.

Números –  De acordo com os levantamentos preliminares da Sedes, João Pessoa tem hoje cerca de 80 a 100 moradores de rua e na rua. O Centro POP, unidade da Sedes que recebe essa população, atende uma média de 17 a 25 pessoas por dia. No total, são 259 moradores cadastrados na casa.

Ação conjunta – Participaram da ação, além da Sedes, as Secretarias de Saúde (SMS), Educação (Sedec), Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e Guarda Municipal (GM). Dentre os 100 profissionais engajados na iniciativa, como assistentes sociais, psicólogos, educadores, equipe de enfermagem e equipe do Ruartes, também estiveram presentes representantes do Centro de Atendimento ao Turista (Ceop) e Conselho Tutelar.