‘Acelerando o Saber’ incentiva aprendizado de alunos da Rede Municipal de Ensino
Alexandre Quintans
A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa realizou na manhã desta quinta-feira (26) o I Seminário do Projeto de Correção de Fluxo Acelerando o Saber cujo tema foi ‘Aceleramos com Sucesso: Práticas Alfabetizadoras’. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
O Projeto Acelerando o Saber, que é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Sedec, com Fundação Volkswagem juntamente com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), trabalha com a correção de fluxo escolar propondo ações de formação para classes específicas de alunos que apresentam defasagem de no mínimo dois anos em relação à idade esperada para o ano escolar.
“Estamos garantindo para esses adolescentes a correção, que é importante para que eles voltem a frequentar a sala de aula adequada as suas idades. É um esforço que estamos fazendo na certeza do caminho certo e dando a oportunidade para que avancem com qualidade”, afirmou a secretária da Sedec, Edilma Ferreira da Costa.
Na Escola Municipal João Medeiros, no Bairro dos Novais, os 11 alunos que entraram no projeto conseguiram ‘acelerar os seus sonhos’. “Com o Acelerando o Saber nós conseguimos atingir o objetivo dos nossos alunos que é o de aprender a ler e escrever e acompanhar os amigos da mesma idade. É algo muito gratificante saber que toda a área administrativa e pedagógica da escola se envolveu nesse projeto”, disse com a alegria a diretora da escola, Fátima Aparecida Chaves.
Durante o Seminário, alunos de 18 escolas da Rede Municipal de Ensino, que integram o projeto, expuseram os trabalhos que foram desenvolvidos durante o ano letivo, apresentaram peças teatrais, dança e repentes retratando a importância dos estudos.
Participou do Seminário a coordenadora do Cenpec, Luzia Suely Bernardi. Ela revelou que durante o ano letivo são feitas três avaliações diagnósticas nas escolas e que já foi possível perceber uma diminuição de alunos não alfabetizados nas escolas da rede em mais de 80%, diminuindo com isso a distorção idade-série.
“Esse é um resultado alcançado devido ao engajamento dos professores, diretores e de todos os educadores. Eles perceberam que todo o aluno é capaz de aprender e que eles podem ensinar igualmente os que têm mais facilidades ou dificuldades de aprendizado”, afirmou Luzia Suely.
O Projeto Acelerando o Saber prevê ainda ações como formação de gestores, professores e especialistas, acompanhamento sistemático das escolas pela equipe de assessoria pedagógica da Sedec, reuniões de gestão compartilhada com a secretaria e equipe formadora do Cenpec e uso de material específico.