‘Acesso Cidadão’ promove atividades alusivas ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo

Por - em 490

Luiz Carlos Lima

Mais uma edição do projeto ‘Acesso Cidadão’ acontece neste sábado, 2, no Cabo Branco em frente a Fundação Casa de José Américo. Além do tradicional banho de mar das pessoas com deficiência física, a edição também contará com uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Pessoa Autista, lembrado também no sábado. As atividades têm início às 8h e se estendem até o meio dia. A organização do evento pede que todos os que comparecerem ao local estejam vestidos na cor azul.

Dentro da programação estão brincadeiras, atividades esportivas e gincanas. As atividades têm como objetivo lembrar a data e chamar atenção para as necessidades dos autistas. Na cidade de João Pessoa, o Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), da PMJP, é a referência no tratamento dos autistas.

O centro – No CRMIPD, os usuários recebem tratamento e acompanhamento por meio de uma equipe multiprofissional formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, neurologista, pediatra e psicopedagogo. No local é oferecido atendimento educacional especializado com atividades como musicoterapia, arte terapia e educação física adaptada. O centro está localizado no Bairro dos Estados.

‘Acesso Cidadão’ – O projeto prevê o acesso a jogos esportivos, lazer e cultura, é resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), com a Fundação Casa José Américo; a ONG Assessoria e Consultoria para Inclusão Social; e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad)

Além do acesso ao mar por meio de 13 cadeiras anfíbias, dois caiaques adaptados e duas pranchas de surf também adaptadas, o projeto irá disponibilizar duas handbikes, dois kits de bocha, e ainda um kit de vôlei sentado.