‘Acesso Cidadão’ promove atividades alusivas ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo
Luiz Carlos Lima
Mais uma edição do projeto ‘Acesso Cidadão’ acontece neste sábado, 2, no Cabo Branco em frente a Fundação Casa de José Américo. Além do tradicional banho de mar das pessoas com deficiência física, a edição também contará com uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Pessoa Autista, lembrado também no sábado. As atividades têm início às 8h e se estendem até o meio dia. A organização do evento pede que todos os que comparecerem ao local estejam vestidos na cor azul.
Dentro da programação estão brincadeiras, atividades esportivas e gincanas. As atividades têm como objetivo lembrar a data e chamar atenção para as necessidades dos autistas. Na cidade de João Pessoa, o Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), da PMJP, é a referência no tratamento dos autistas.
O centro – No CRMIPD, os usuários recebem tratamento e acompanhamento por meio de uma equipe multiprofissional formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, neurologista, pediatra e psicopedagogo. No local é oferecido atendimento educacional especializado com atividades como musicoterapia, arte terapia e educação física adaptada. O centro está localizado no Bairro dos Estados.
‘Acesso Cidadão’ – O projeto prevê o acesso a jogos esportivos, lazer e cultura, é resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), com a Fundação Casa José Américo; a ONG Assessoria e Consultoria para Inclusão Social; e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad)
Além do acesso ao mar por meio de 13 cadeiras anfíbias, dois caiaques adaptados e duas pranchas de surf também adaptadas, o projeto irá disponibilizar duas handbikes, dois kits de bocha, e ainda um kit de vôlei sentado.