Ações da Diretoria da Assistência Social 2014 são avaliadas pela Sedes

Por - em 421

As ações e serviços do exercício 2014 da Assistência Social do Município de João Pessoa foram discutidos e avaliados por 130 profissionais, entre coordenadores e assessores técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), durante um encontro encerrado na tarde desta quarta-feira (10), no Centro de Atividades Padre Juarez Benício, no Colinas do Sul (Gramame).

A secretária da Assistência Social, Marta Moura, destacou que a DAS é responsável pela gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) prevista na Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

“Somos responsáveis pela organização da oferta da assistência social em todo o município de João Pessoa, promovendo a garantia dos direitos e a proteção social das famílias, crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência, idosos em situação de vulnerabilidade e, a todos que dela necessitarem”, disse a secretária.

Durante dois dias, os participantes discutiram o desempenho das unidades das proteções básica especial de média e alta complexidade, onde se incluem os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e o Serviço de Acolhimento Institucional.

Atualmente a Sedes dispõe de 44 diferentes e importantes serviços implantados em unidades descentralizadas nos territórios (bairros) do município de João Pessoa. Para ser ter uma idéia, somente nos Cras foram atendidas cerca de 11 mil pessoas no ano de 2014.

São nove unidades dos CREAs, atendendo oitenta famílias/mês, incluindo o Centro POP e o Centro de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que atende 260 pessoas, mensalmente.

Desafios – Themis Gondim, diretora da Assistência Social, lembra que a grande preocupação da gestão é que o município de João Pessoa caminha para seu primeiro milhão de habitantes e, embora tenha evoluído significativamente, na última década, no que se refere à consolidação das ações da assistência social, ainda enfrenta importantes desafios a serem superados.

“Planejar é escolher antecipadamente qual é e como é sua caminhada para consecução dos resultados. Pois, é importante ter metas, mas principalmente, faz-se importante, o planejamento cuidadoso de cada etapa para atingi-las, considerando as necessidades dos munícipes e a disponibilidade dos recursos públicos”, evidenciou.

Sedes – Além de integrar os serviços da assistência social, a Sedes também agrega serviços e programa complementares da assistência social, como é o caso do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN).