Agentes de Vigilância Ambiental realizam ação de combate ao caramujo africano

Por - em 378

A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realizou, nesta terça-feira (13), na praia do Cabo Branco, uma ação para combate o caramujo africano e outras pragas urbanas. Dentro da programação, foi realizada uma capacitação para agentes de limpeza urbana, exposição de mostruários e orientação à população.

A ação foi iniciada com uma palestra sobre as pragas urbanas, especialmente os caramujos, que se proliferam com maior facilidade no período chuvoso. Em seguida, os agentes de Vigilância Ambiental demonstraram em campo como deve ser feita a catação do caramujo e seu descarte final.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, é importante a conscientização da população sobre o caramujo africano, pois neste período de chuva e umidade é mais comum a reprodução dessa espécie invasora e exótica.

“Nosso papel é informar a população e realizar o combate nos espaços públicos. Porém é importante a participação da população no combate ao caramujo em suas casas”, explicou.

A prevenção da reprodução do caramujo africano pode ser feita a partir  da limpeza dos terrenos para evitar o crescimento de vegetação, que é o alimento do animal. Para o controle da espécie, é necessária a catação e o afogamento do caramujo com água e sabão em uma vasilha.