Agentes são capacitados para monitorar qualidade da água na Capital

Por - em 448

Concluindo o cronograma de atividades do Curso de Capacitação para atuação no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), dezenas de profissionais estiveram reunidos para avaliar as experiências vivenciadas durante os encontros. Isto aconteceu na manhã desta sexta-feira (06), no auditório da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ).

Participaram da capacitação biólogos, agentes de vigilância ambiental, entre outros profissionais. “Esse curso foi de suma importância não só no que se refere à nossa capacitação, pois também nos proporcionou um momento de integração profissional”, relata Carmem Porto, agente de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ela é integrante do Grupo de Educação Ambiental (GEA) e participou de todas as reuniões do curso.

Ainda segundo Carmem Porto, a partir do que foi mostrado no curso, ficou claro que a qualidade da água é um fator importante no cotidiano do indivíduo. “Tivemos aulas sobre muitos problemas de saúde pública que estão relacionados à água. Isso inclui as doenças”.

As atividades foram iniciadas na segunda-feira (2) passada e ocorreram nos dois expedientes. A metodologia abordada pela equipe contemplou uma abordagem prática e teórica, incluindo palestras sobre as áreas relacionadas aos recursos hídricos e visitação ao laboratório da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) na Capital. Em relação à atividade no laboratório, os 20 participantes coletaram amostras de água em diversos pontos da cidade para serem analisados.

Com a conclusão das atividades, os profissionais passarão a atuar sob a supervisão da equipe técnica nos cinco Distritos Sanitários da Capital. Para Ivonete Marques, bióloga da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, o objetivo do curso foi alcançado. “Todos os participantes se empenharam bastante. Por conta disso, iremos colher bons frutos dessa atividade”.

O evento contou com a participação da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de João Pessoa e membros do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).

Portaria – Através da portaria n°2914, publicada em 2011, o Ministério da Saúde estabelece, em todo país, o padrão de portabilidade da água. Nesse sentido, gestores públicos devem está atentos a essa recomendação.