Agra inaugura Centro Dia com presença da ministra do Desenvolvimento Social

Por - em 568

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta segunda-feira (3), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugura, nesta terça-feira (4), o Centro Dia de Referência da Pessoa com Deficiência de João Pessoa, às 14h30, na Rua Anísio Ferreira de Aguiar, 43, Bairro dos Estados. Na solenidade, o prefeito Luciano Agra vai receber a ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello.

Resultado de uma parceria entre o governo municipal e o federal, o centro é o primeiro do Nordeste a ser inaugurado. De acordo com a diretora de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Aparecida Rodrigues, o equipamento será um local onde as pessoas com deficiência poderão passar o dia, enquanto seus cuidadores trabalham. Além disso, eles vão desenvolver habilidades que sejam úteis para uma vivência menos dependente.

“No Centro Dia, eles farão atividades de rotina, como se alimentar, tomar banho ou arrumar a cama. Mas cada pessoa será estimulada de acordo com suas possibilidades. Não ofereceremos serviços em saúde. Trabalharemos apenas com atividades ocupacionais”, explicou Aparecida.

Contudo, ela ressaltou que o centro terá um veículo adaptado para levar as pessoas com deficiência para receber atendimento nos equipamentos de saúde do município. “Eles viverão seu cotidiano lá. Então, se precisam ir ao médico, nós os levaremos quando necessário”, disse.

Segundo ela, o usuário poderá ter uma frequência de dois a dez turnos por semana. Entretanto, todos devem retornar às suas casas, todos os dias. “Já temos uma demanda de atendimento para 20 usuários, mas podemos atender até 100 por semana”, afirmou a diretora.

Orientação – A equipe multidisciplinar do Centro Dia é composta por 12 cuidadores, um assistente social, um psicólogo, um terapeuta ocupacional e um coordenador. Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve procurar o Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas) do Bairro dos Ipês, localizado na Rua Deputado José Rezende, 198. A equipe vai avaliar a necessidade de atendimento para fazer uma triagem dos usuários.