Agricultores familiares comemoram um ano de funcionamento do Cecaf

Por - em 677

Michelly Pedrosa

 

Um_ano_feiraCecaf_foto_julianasantos 011Nesta quinta-feira (28), a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) completou um ano de funcionamento. E para comemorar a data, os agricultores e parceiros realizaram um café da manhã especial típico da região. Frutas, sucos, tapioca, macaxeira e cuscuz foram oferecidos aos consumidores que participaram do evento.

Durante o evento, foram entregues 95 bancas aos agricultores que participam da feira permanente realizada toda quinta-feira no local. O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Newton Marinho, esteve presente no evento e falou da importância deste espaço para a população da Zona Sul de João Pessoa. “Graças a esta feira, muita gente da região está tendo acesso a alimentos saudáveis a preços acessíveis e nós estamos trabalhando para também oferecer melhor estrutura de trabalho para os agricultores”, declarou.

Além das frutas e verduras comercializadas semanalmente no local, também é possível encontrar na Cecaf raízes, peixes, frutos do mar, mel, castanha, polpas de frutas, queijos, artesanato, mudas de plantas e comidas prontas, tudo produzido por meio da agricultura familiar.Um_ano_feiraCecaf_foto_julianasantos 007

De acordo com a coordenadora da Cecaf, Rogeany Gonçalves, só neste primeiro ano de funcionamento, aproximadamente uma tonelada de alimentos foi comercializada no local. “Conseguimos mudar muita coisa nesse período. No início, eram 72 agricultores e hoje nós já temos 100 feirantes”, ressaltou. “Além disso, abrimos alguns boxes para lanchonetes e peixaria”, concluiu.

Uma tenda de artesanato também foi montada durante o café da manhã comemorativo com produtos feitos por mulheres de João Pessoa, Pitimbu, Itabaiana e Conde.

Feirantes e consumidores – Para o casal Antônio e Leonora Vinagre, que mora no José Américo, a Cecaf facilitou a ida às compras e melhorou a qualidade dos alimentos consumidos em casa. “Desde a abertura da feira que a gente vem comprar aqui toda semana e gostamos muito dos produtos. Eles são mais frescos e demoram mais na geladeira”, contou o casal de professores.

O agricultor familiar Severino Trajano, de Alhandra, descobriu que também poderia vender na feira quando a Cecaf abriu e, desde então, ele não perde uma quinta-feira. “Antes, eu vendia para os atravessadores e eles são quem iam para a feira vender os produtos. Hoje eu mesmo planto no meu sítio e venho vender aqui. Com isso, meu lucro aumentou bastante”, comemora.

Localização – A Cecaf fica localizada na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro do José Américo, próximo ao depósito do Tribunal de Regional Eleitoral. A feira da agricultura familiar é realizada todas as quintas-feiras, das 5h às 12h.