Alimentos do Auto do Natal do Pio X serão doados para o Banco de Alimentos da PMJP

Por Fátima Sousa - em 668

O público presente no Auto do Natal do Colégio Marista Pio X, na versão 2016, que será encenado em única apresentação neste sábado (17), além de usufruir de um belo espetáculo, também estará exercendo uma ação de solidariedade. É que, os alimentos doados na entrada do evento, serão entregues para o Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A ação é fruto de uma parceria realizada entre a Gestão Municipal e a instituição educacional. A previsão da equipe organizadora do evento, é que sejam recolhidas mais de duas toneladas de gêneros alimentícios, conforme balanço dos espetáculos anteriores.

O diretor de Artes do Pio X, Almir Salgueiro, informou que esse ano estão comemorando a edição especial dos vinte anos, junto com a comemoração dos noventa anos do Pio X no Brasil e duzentos anos do Marista no mundo. “A prefeitura de João Pessoa tem sido nossa parceira nos últimos cinco anos, não poderia ficar de fora desta comemoração”, admitiu o diretor.

A parceria garante o apoio logístico por parte da gestão municipal e contará com a contrapartida do evento no repasse para o Banco de Alimentos, dos gêneros alimentícios arrecadados durante o acesso do público ao evento.

O secretário Eduardo Pedrosa destacou a importância do evento cultural dentro do calendário de eventos da cidade e lembrou que a Prefeitura  está sempre aberta a apoiar os agentes culturais da cidade, a exemplo do Auto do Natal do Pio X. “Desta vez estamos junto apoiando mais uma vez essa iniciativa em prol da população de João Pessoa”, disse Pedrosa.

Banco de Alimentos – O Banco de Alimentos de João Pessoa atende atualmente mais de 54 mil pessoas. O modelo de gestão, recentemente foi selecionado como um dos doze mais conceituados do país, segundo a concepção do Ministério do Desenvolvimento Social Agrário (MDSA).

Os gêneros alimentícios são destinados às pessoas em vulnerabilidade social da capital, inscritas no Programa de Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvido pela Sedes. A distribuição dos alimentos do BA acontece por meio de organizações que incluem associações de moradores, entidades religiosas, entidades filantrópicas, ONGs, hospitais, asilos e creches.

Os Centros de Referência da Assistência Social e da Cidadania, CRAS e CRCs, respectivamente, são as unidades de distribuição dos alimentos.Ao todo, 109 organizações civis possuem cadastro para participar do serviço. Diariamente circulam cerca de cinco toneladas de gêneros alimentícios no Banco de Alimentos Municipal.