Aluna da PMJP representará Paraíba nas Olimpíadas Escolares Brasileira de Xadrez

Por - em 469

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) terá uma representante nas Olimpíadas Escolares Brasileira de Xadrez. É Emilly Priscila Gomes do Nascimento, de 13 anos, aluna do 8º ano da Escola Municipal Celso Furtado, no João Paulo II. A disputa nacional será realizada no mês de setembro, em Natal, Rio Grande do Norte.

O secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luíz Júnior, ressaltou a importância do projeto executado pela PMJP, que contribui para a melhoria do aprendizado de crianças e adolescentes. “Fico feliz e honrado em ver que estamos construindo futuros grandes enxadristas de renome. Uma atividade que desenvolve aptidões tão relevantes como discernimento, raciocínio rápido e autonomia intelectual entre os jogadores”.

Acompanhando a estudante há dois anos, com treinos diários, o professor Renato de Araújo explica que Emilly tem o perfil de uma enxadrista de nível elevado. “Nossa aluna é um orgulho, progride a cada dia. Seu comportamento como jogadora canaliza para isso, nos aspectos da dedicação, autocontrole e concentração para as competições”, destacou.

Para o coordenador do xadrez na Escola, Francisco Cavalcanti, este resultado é reflexo de um trabalho consistente realizado na rede municipal de ensino. “Emilly integra o projeto há seis anos. Iniciou na escola municipal Monteiro Lobato, no Rangel, onde participou do xadrez humano. Exemplo como esse serve para o alunado se dedicar ao desenvolvimento do esporte na área educacional”.

Esforço – A estudante Emilly Priscila Gomes foi campeã das Olimpíadas Escolares da Paraíba na categoria xadrez de 12 a 14 anos, disputada por alunos da rede privada e pública de todo o Estado.

“Venho me preparando há anos para conquistar este prêmio, que dedico ao maior incentivador: meu pai. Com ele, aprendi a jogar. Estou radiante de felicidade. Não teria ganhado o título se não tivesse o apoio da minha escola e do meu professor, que sempre apostaram em mim”, disse emocionada a campeã.

Para o pai da estudante, Erivaldo do Nascimento, que é agente reciclador, a conquista da filha é um sonho realizado. “Emilly é muito esforçada. Mesmo com as dificuldades do dia a dia, ela não desanima e nunca desiste de treinar”, comemorou o pai, que nas horas vagas treina xadrez com a estudante em casa.

Xadrez Escolar – O projeto, executado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação, é desenvolvido em 60 escolas municipais, com a participação de oito mil estudantes, a maioria do Ensino Fundamental I.

O esporte que é praticado semanalmente em sala de aula, como disciplina extracurricular apresenta resultados positivos junto aos alunos desde a sua criação, como o êxito em concursos públicos e em competições escolares e federativas.