Aluna da rede municipal é convidada para participar dos jogos Parapan-Americanos de Jovens

Por Rômulo Teodorico - em 1025

Um sonho que se torna realidade. É o que a estudante da rede pública, Suênia Kelly, que é paraplégica, está vivendo em sua participação nos jogos Parapan-Americanos de Jovens, que acontece entre os dias 20 a 25 de março, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo. A jovem, de 16 anos, é estudante na Escola Municipal Índio Piragibe, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), localizada no bairro de Mangabeira 7, em João Pessoa.

A aluna não esperava chegar tão longe. Seu desejo inicial era apenas treinar e se divertir nas aulas de educação física do professor Ivan Marcos. “Ainda não caiu a ficha de que minha neta está participando das competições. Eu recebi com muita emoção a notícia”, revelou Regina Macedo, avó de Suênia.

Os treinos acontecem na escola em que estuda, na vila Olímpica e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) há mais de quatro anos.  “Assim quando comecei a trabalhar na escola, eu fiz uma visita nas salas e fiz o convite para treinar e ela logo aceitou. Uma menina bastante inteligente e muito comunicativa”, contou o professor de educação física, Ivan Marcos.

A jovem já participou das Paraolimpíadas Escolares (CPB), Paraescolares da Paraíba e Circuito da Caixa, chegando a ganhar várias competições, ficando em primeiro lugar nas Paraolimpíadas do ano passado e em segundo lugar no Circuito da Caixa.

Por causa de três paradas cardíacas assim que nasceu e falta de ar, Suênia sofre hoje as sequelas de uma paralisia cerebral. “Desenganada pelos médicos, diziam que morria hoje, morria amanhã, mas ela está viva até hoje” revela Regina.

Perguntada sobre o futuro da neta, Regina Macedo afirma que almeja ver um esforço maior nos estudos, mas que deseja que ela continue treinando. “Desejo que ela se esforce cada vez mais nos estudos, mas continuando no esporte. Eu estarei sempre aqui com ela, torcendo e orando” vibrou a avó.

Acompanhada de sua avó, Suênia fica em São Paulo até domingo, dia 25, e deve participar de três modalidades – Arremesso com peso, lançamento com dardo e com disco.

Sobre o evento: Com mais de mil atletas entre 13 e 31 anos, de 20 países, o Parapan se divide em 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. A última edição dos Jogos foi realizada em outubro de 2013, em Buenos Aires, na Argentina, com 631 atletas de 16 países em dez esportes.