Aluno da Escola Ubiratan Targino Botto vence o Prêmio Jovens Solistas
Adriana Crisanto
O estudante da Escola Municipal Ubiratan Targino Botto, do Cristo Redentor, Sidney Maurílio de Lima, foi o grande vencedor do Prêmio Jovens Solistas, na tarde desta quinta-feira (3), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
O segundo colocado foi o estudante, Vinicius Tavares da Costa, da Escola Municipal Anísio Teixeira, do bairro do Esplanada. O terceiro lugar ficou com o aluno Jonas Bernardo da Escola Municipal Epitácio Pessoa. Os vencedores ganharam um notebook da marca Sim Positivo e irão participar do concerto com a Orquestra Municipal de João Pessoa (OMJP).
O evento é promovido pela Secretaria de Educação do Município de João Pessoa e coordenação de Bandas Marciais da PMJP. O coordenador geral, Geimison José Bento, explicou que o evento além de valorizar a música de bandas preenche o espaço nas escolas e na vida dos alunos.
O Prêmio Jovens Solistas foi concebido em duas etapas. A primeira, em novembro, contou com a participação de 92 escolas do município, e aconteceu no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra. A segunda fase, final, foram escolhidos 10 alunos. Destes apenas três foram selecionados por um corpo de jurados. Fizeram parte da comissão julgadora o maestro Francisco Fernandes Filho (Chiquito), os músicos Alexsander Paulo de Lima, Marcelo Lucena e José Leonardo de Souza.
O coordenador pedagógico, Romulo da Silva, disse que o evento é muito importante, pois faz despertar entre os alunos o gosto pela música e os retira da marginalidade e da vulnerabilidade social. O homenageado do evento foi o músico Adenilton França, falecido há cinco anos em um acidente de carro no interior do Estado. Na ocasião, o irmão do músico, o clarinetista Lucas Soares de França, homenageou o irmão com uma peça que sempre tocava.
“Para mim foi uma surpresa. Não pensava, pois tinha muita gente boa. Quero continuar tocando”, disse o estudante Sidney Maurílio de Lima.