Aluno da rede municipal enfrenta 18 milhões de alunos do Brasil e conquista ouro

Por - em 835

Alexandre Quintans20160126_091136

Dedicação, esforço, disciplina e estudo. Essas palavras levaram Leonardo Lima Silva, 12 anos, aluno do 8º ano da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, a ser medalha de ouro na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Pessoense de Matemática (OPM). Para ele uma coisa fundamental que nunca faltou em seus estudos foi a palavra motivação. “Minha mãe sempre me cobrou nos estudos e ao mesmo tempo sempre me elogiava”.

Em seu currículo, Leonardo já carrega algumas conquistas. Em 2013 foi vencedor do II Concurso de Tema e Desenho sobre Adoção, promovido pela Corregedoria-Geral de Justiça da Paraíba. A primeira participação na OBMEP aconteceu no ano de 2014, onde conquistou medalha de bronze. Em 2015 intensificou os preparativos chegando a estudar a disciplina por cerca de quatro horas diárias.

Na primeira fase da OBMEP participaram quase 18 milhões de alunos de todo o país, onde responderam 20 questões de múltipla escolha. Para a segunda etapa se classificaram cerca de 888 mil alunos, de aproximadamente 42 mil escolas da rede pública de ensino. A prova foi composta por seis questões discursivas com duração de três horas. A medalha será entregue este ano no Rio de Janeiro, mas a data ainda não foi definida.

“Quando eu estava em casa meus amigos iam me chamar para jogar bola, mas eu não gostava muito e dizia pra mim mesmo que eu tinha que estudar que a prova estava chegando. Agradeço primeiramente a Deus e me sinto orgulhoso por ser aluno de uma escola pública, de ter o apoio da família e simplesmente ter conseguido”, frisou Leonardo.

Ele lembra que para muitos a matemática pode parecer um tormento, mas que não é bem assim. “Para mim a matemática é vida. É uma resolução dos problemas do nosso cotidiano. A maioria dos alunos, principalmente do Brasil, veem a matemática como um bicho de sete cabeças, complicada, mas não é. E não é exatamente matemática, tem também o raciocínio lógico”, explicou.

Como resultado da conquista Leonardo ganhou uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Matemática Pura e Aplicada. As aulas acontecem na Universidade Federal da Paraíba.

A dona de casa, Maria da Conceição, se emociona ao falar do filho. “Leonardo é especial. É apaixonado por matemática. Estuda 24 horas por dia. E o resultado de ter sido medalha de ouro não me surpreendeu porque eu sabia que ele tinha potencial pra isso e muito mais. E ele sabe que estou com ele para o que der e vier”. Ela também revelou o que deseja para o filho. “Eu quero que ele seja um ser humano bom, de princípios e que seja feliz. Só dinheiro não traz felicidade”, complementa.

Orgulho também para o diretor adjunto da Escola Olívio Ribeiro, Ronismar de Andrade, que chorou ao ver o resultado. “Leonardo estuda aqui desde o primeiro ano. Isso é um feito histórico de um aluno vindo de uma comunidade carente como é a do Timbó, aqui no bairro dos Bancários. É muito gratificante. Quando eu soube do resultado as lágrimas caíram porque sei da dedicação dele”, falou.