Alunos aprendem sobre o combate ao Aedes Aegypti e a preservar o meio ambiente

Por Carolina Queiroz - em 1063

Alunos do Crei Gerusa Olinda de Souza, no José Américo, aprenderam, nesta sexta-feira (7), sobre preservação e cuidados com o mosquito Aedes Aegypti, que provoca doenças como dengue, zika e Chikungunya. As crianças aprenderam ainda sobre reciclagem e coleta seletiva do lixo. A ação marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente.

Luciana Pinto, diretora da creche, destacou que a atividade é importante para que as crianças comecem a ter uma consciência ambiental. “Trabalhamos a interdisciplinaridade nos primeiros anos de vida a partir das atividades diárias, não só na parte pedagógica como também social”, afirmou.

Nas aulas de robóticas da professora Delfina Amélia Medeiros, os alunos assistiram vídeos e foi criado o Robô do Sapo Zé. Foram apresentados vídeos temáticos, músicas, rodas de conversa, produção de cartazes e orientações para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

“A robótica tem estimulado e incentivado as crianças a preservar o meio ambiente de forma lúdica. Na atividade de hoje, por exemplo, as crianças aprenderam como evitar a proliferação do mosquito através da paródia de uma canção infantil e brincando com um robô do mosquito, o Dengue Shark.”, explicou a professora.

Educação de qualidade – Desde o início de 2013, Luciano Cartaxo vem mudando o perfil da qualidade da educação em João Pessoa e garantindo uma maior capacidade de acesso das crianças a uma creche ou escola.  Dessa forma, a atual gestão já triplicou o número de alunos nas escolas em tempo integral, chegando a 18 mil matriculados nesta modalidade, e consolidou a maior rede de educação infantil da Paraíba. Só de berçário, são 75 turmas para as crianças a partir dos seis meses de vida – antes eram 13 turmas.