Alunos atendidos nas salas de recursos da rede municipal realizam apresentações culturais

Por - em 670

Alexandre Quintans educacao-inclusiva-foto-dayse-euzebio

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, por meio da coordenação de Educação Especial, realizou, na manhã desta sexta-feira (2), o encerramento da formação continuada com os profissionais em Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atendem nas salas de recursos de 70 escolas da Rede Municipal de Ensino.

O evento, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, teve apresentações culturais como teatro de fantoche, música, dança e capoeira, feita pelos alunos atendidos nas salas de recursos.

Na entrada do auditório foi realizada a “I Exposição de Tecnologias Assistivas”, com cartazes que mostram todos os recursos pedagógicos utilizados nas salas de recursos, como computadores adaptados e materiais confeccionados pelos professores, como um lápis para que este possa ser manuseado por um aluno que tenha comprometimento motor.

“Isso tudo é o reconhecimento dos trabalhos que são feito na escola e que o público possa ver que uma pessoa que tenha algum tipo de deficiência não é incapaz, e sim capaz como qualquer uma outra pessoa que se diz perfeita. A inclusão acontece, sim, na rede municipal de João Pessoa e isso é uma prova”, disse a assessora pedagógica da Educação Especial, Enezilda Gomes.educacao-inclusiva-foto-dayse-euzebio-1

Mais de 1.200 crianças e adolescentes tem um atendimento educacional especializado na rede municipal. Nas 70 escolas com salas de recursos são atendidos os estudantes com algum tipo de deficiência seja intelectual, física, auditiva, visual, além de outros tipos.

A sala de recursos não é um reforço, e sim um complemento e suplemento da sala de aula regular dando a eles mais autonomia e segurança no seu desenvolvimento.