Alunos da Escola Augusto dos Anjos criam painel de mosaico em homenagem ao poeta paraibano
Alexandre Quintans
Um espaço reservado para a história. Os alunos da Escola Municipal Augusto dos Anjos, no bairro do Cristo Redentor, criaram um painel em mosaico em homenagem ao poeta paraibano que dá nome a unidade de ensino.
“Eu conhecia uma senhora que estava com problemas de depressão e ela juntava na casa um monte de retraços de cerâmica e quando soube limpei a casa dela todinha. E todo esse material recolhido é possível ser visto agora, em forma de arte, na parede da escola”, disse o professor de Artes, Fernando Leite.
O painel retrata um pouco da vida e obra de Augusto dos Anjos como a cidade de Sapé, o Engenho Pau D’Arco, o Pé de Tamarindo, o autorretrato, a bengala, o chapéu e o livro “Eu”.
Foram dois meses de preparação, quatro dias por semana, que teve início em esboços de papelão para que os alunos tivessem uma ideia de cor e traço. “Foi muito legal. Além de conhecer mais a história de Augusto dos Anjos aprendi também a trabalhar com mosaico. Eu amei participar desse projeto”, disse o aluno Pedro Henrique Lacerda Ferreira, de 13 anos.
Todo o painel foi desenvolvido pelos estudantes Bruno Aureliano, Ana Paula Silva Batista, Josias Marques, Leandro Ferreira, Maria Clara Silva Batista e Pedro Henrique Ferreira, alunos do programa “Mais Educação”, acompanhados pelo professor Fernando Leite.
Após a inauguração todos os participantes assistiram a um vídeo que conta a história do poeta paraibano e de todo o processo que foi desenvolvido o mosaico na escola.
“Parabéns à direção, aos professores, aos alunos e a todos que compõem a escola. Belíssima homenagem ao “Paraibano do Século”. É a Arte e Literatura de mãos dadas”, afirmou Gilberto Cruz, diretor de Gestão Curricular da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa.