Alunos da Escola João XXIII homenageiam o escritor paraibano Ariano Suassuna

Por Alexandre Quintans - em 1470

A manhã desta sexta-feira (6) foi voltada para a arte e a literatura na Escola de Tempo Integral João XXIII, localizada no Alto do Mateus. É que os alunos participaram do encerramento do projeto ‘Festa da literatura popular – pelos caminhos de Ariano’. O tema já vinha sendo trabalhado desde o início do ano letivo em sala de aula, com leituras dos livros do escritor paraibano Ariano Suassuna.

Vestidos a caráter para interpretar os personagens da obra ‘O Auto da Compadecida’, os alunos encenaram a Procissão de Aparecida, que teve uma interação com a equipe de robótica da escola. O grupo de teatro apresentou um esquete do mesmo filme.

O objetivo do projeto foi estimular a leitura e trazer a literatura para vida do alunado por meio da obras de autores paraibanos. “Esse momento representa a comprovação de uma educação de qualidade, pois estamos contribuindo para que os nossos alunos adquiram o ato de ler”, afirmou a diretora da escola, Elizabete do Carmo. A escolha do autor partiu após um diálogo da direção da escola com os especialistas e alunos da unidade.

Durante a encenação da procissão, a aluna Maria Larissa, de 12 anos, interpretou Nossa Senhora. Ela também participou de todo o processo de criação da dramatização. “O que eu mais gostei foi da leitura do livro ‘A história do amor de Fernando e Isaura’, porque falar de amor e é isso que as pessoas estão precisando”, disse a estudante.

O evento teve ainda apresentação da banda marcial da escola, recital de cordel e uma paródia da música ‘Asa Branca’, intitulada ‘Parodiano Suassuna’, que contava um pouco da história de vida do escritor.