Alunos da Escola Lions Tambaú participam de ação educativa para o trânsito

Por - em 1216

Durante todo o dia desta sexta-feira (7), alunos da Escola Municipal Lions Tambaú, localizada no bairro dos Bancários, participaram da XVII Feira Educacional dentro do projeto ‘Educar para humanizar o trânsito. Na ocasião, os alunos apresentaram maquetes que mostraram, entre outros assuntos, o progresso e as transformações do trânsito; a história da motocicleta; e o trânsito com o meio ambiente.sedec_feira_educacional_divulgacao (3)

“A escola está localizada no entorno de uma avenida de grande movimento e nós educadores conseguimos diminuir o número de acidentes através desse trabalho educativo. Esse resultado comprova que todo o nosso esforço está fluindo”, afirmou a diretora da escola, Maria da Luz Albuquerque.

Quem também participou do evento foi o superintendente da PRF na Paraíba, Jefferson Costa de Araújo, que fez um alerta sobre acidentes. “Hoje nós percebemos, nas estatísticas dos acidentes, que 90% deles acontecem por uma questão comportamental. A educação é capaz de mudar pequenas atitudes. Se nós começarmos a trabalhar o tema com essa criançada, teremos boas expectativas para o futuro”.

A ‘XVII Feira Educacional’ marca a culminância deste projeto, apresentando à comunidade os diversos olhares propostos para trabalhar o tema durante todo o ano letivo, numa dinâmica interdisciplinar e transversal dos conteúdos curriculares.

sedec_feira_educacional_divulgacaoCledson Augusto Ferreira é presidente da Comissão Regional de Educação para o Trânsito da PRF e destacou a importância dessas atividades para a formação dos alunos. “Não queremos só chegar na escola e ficar falando coisas do trânsito, mas sim, fazer com que a escola tenha no seu cotidiano uma consciência didática para o trânsito, envolvendo as disciplinas de uma forma transversal”.

Durante a feira, os alunos contracenaram uma peça de teatro, que teve como tema Direitos Humanos – Arte, Cultura e Educação.

Os alunos Pedro Henrique Nóbrega Rodrigues e Hanan Barbosa da Silva, ambos de 10 anos de idade e alunos do 5º anos, fizeram parte da equipe que criou um projeto de trânsito na principal via dos Bancários. “Nós apresentamos, através dessa maquete, a via de tráfico na principal dos Bancários, onde fica nossa escola. Mostramos também o crescimento que vem tendo principalmente no setor comercial e as melhorias para o trânsito”, explicou Pedro Henrique.

Devido ao sucesso no desenvolvimento do projeto de trânsito, a Escola Lions Tambaú irá participar do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). A inserção se deu graças a uma parceira da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).