Alunos da Escola Municipal Aruanda participam de atividades do OPCA

Por Alexandre Quintans - em 1549

Os alunos da Escola Municipal Aruanda, localizada no bairro dos Bancários, puderam definir quais os tipos de melhorias que eles querem para a unidade de ensino. Isso foi possível, na manhã desta terça-feira (11), com o início das atividades do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA), que é uma parceria da Secretaria do Orçamento Participativo (OP) com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)

As atividades foram abertas pelo secretário do OP, Francisco José Silva das Chagas, que explicou que a proposta não é apenas levantar as demandas a serem resolvidas, e sim levar a experiência do OP para dentro das escolas e trabalhar o protagonismo dentro das unidades.

“O OPCA está nas escolas escutando os estudantes, e acima de tudo plantando a semente da consciência cidadã dos alunos para que eles possam ter a noção de que o ambiente escolar pode ser aprimorado por eles graças a um diálogo permanente da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio das secretarias de Educação, Orçamento Participativo e a comunidade”, disse o secretário Francisco.

Além da Sscola Aruanda, o OPCA 2017 será aplicado durante esse mês de julho nas escolas Fenelon Câmara (Geisel), Dumerval Trigueiro Mendes (Rangel), Zulmira de Novais (Cruz das Armas) e Índio Piragibe (Mangabeira VII).

As melhorias dentro das escolas quem decide de uma forma democrática são os alunos. “Equipes do OPCA passam nas salas de aula e trabalham um questionário para os alunos elencarem as demandas, tudo de forma lúdica. Após esse processo se verifica quais foram as duas principais solicitações para que sejam atendidas o mais rápido possível. Nosso próximo passo é formar uma assembleia e elencar essas principais demandas”, falou Robemário Santana dos Santos, chefe da Divisão de Apoio ao Estudante da Sedec.

O OPCA foi implantado na Rede Municipal de Ensino da Capital pelo prefeito Luciano Cartaxo, desde o ano de 2013.