Alunos da Rede Municipal apresentam vida e obra do paraibano Jackson do Pandeiro
Durante esse ano letivo, os alunos da Rede Municipal de João Pessoa estão trabalhando como tema para projeto interdisciplinar do Prêmio Escola Nota 10 ‘Jackson do Pandeiro – música e poesia da terra’. Nesta sexta-feira (20), a Escola Municipal Bilíngue Dom José Maria Pires e a Escola Municipal Antônio Santos Coelho realizaram atividades artísticas culturais que marcaram o encerramento do projeto.
Na Dom José Maria Pires, os estudantes receberam a presença do secretário de Cultura e Turismo de Alagoa Grande, Marcelo Félix. O secretário trouxe a caravana ‘Rei do Ritmo’, que conta com 15 banners que retratam a história de Jackson.
Marcelo Félix explicou para os alunos toda a vida e obra do homenageado e falou do trabalho desenvolvido na unidade de ensino. “Alguns alunos da rede municipal da Capital visitaram o museu em Alagoa Grande e hoje eu estou aqui vendo o tamanho da grandiosidade do trabalho que vem sendo desenvolvido por eles. Isso nos deixa feliz em saber que as escolas de João Pessoa abraçaram de forma tão grandiosa o centenário de Jackson. Em nome do município de Alagoa Grande, só temos que agradecer”, destacou.
No evento desta sexta, a programação contou com apresentação de dança, música, exposição de cordéis e dos trabalhos que foram desenvolvidos. Toda essa construção foi acompanhada de perto pelo professor de teatro da escola, José Maciel. “O prefeito Luciano Cartaxo ter tido essa sensibilidade junto a Secretaria de Educação para honrar Jackson do Pandeiro em seu centenário foi algo muito especial. Um projeto como esse não tem a preocupação de trabalhar o aluno para que tenha uma excelente nota, mas no seu desenvolvimento quanto cidadão. Isso é uma construção de vida”, disse.
A estudante Gabriela Ferreira, do 7º ano, não conhecia a história de Jackson e ficou encantada quando surgiu essa oportunidade de pesquisar a vida e obra desse ilustre paraibano. “Quando fui para Alagoa Grande achei tudo muito bonito e pude conhecer as músicas e os discos dele. Que pena que tenha morrido cedo com tanto talento para mostrar. Uma experiência nova para mim”, disse.
Mas para que todo o aprendizado não ficasse apenas nas apresentações, as professores de Português, Ery Rocha e Regina Cláudia Custódia, envolveram as demais disciplinas e os alunos produziram um portfólio, em Português e Inglês, sobre o Rei do Ritmo. “Queríamos criar oportunidades para que os alunos pudessem produzir vários gêneros textuais voltados para a vida e obra de Jackson. Com isso, tivemos essa preocupação de transformar as comemorações dos cem anos em um material físico”, explicou Ery Rocha.
Durante o encerramento, no auditório da escola, os alunos fizeram uma apresentação para os pais, em inglês, sobre a trajetória de vida e obra do artista paraibano.