Alunos da rede municipal conhecem de perto a cultura indígena

Por - em 600

DSC_4811Os alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa estão podendo vivenciar e conhecer de perto a cultura indígena. Eles estão visitando a quinta exposição ‘Séculos Indígenas’ na Estação das Artes, no Altiplano. A exposição acontece até o dia 27 de abril e está sendo mediada por 20 jovens indígenas das tribos Potiguaras e Tabajaras da Paraíba.

A mostra é realizada dentro de uma oca de bambu em formato de cobra que representa conhecimento, sabedoria e criação. Na oca os alunos também passam pela sala de artesanato, conhecem as ferramentas de caça, simbologias ritualísticas, fotografias que mostram o cotidiano desde as tribos da região Norte até chegarem as tribos indígenas da Paraíba.

A visita ajudou a Gláucio Mikael Freitas, aluno do 9º ano da Escola Municipal Dom Helder Câmara, localizada no bairro Valentina, a mudar o conceito que tinha sobre os índios. “Meus conhecimentos pela cultura indígena mudaram completamente desde o momento em que entrei aqui. A gente pensa que o índio é aquele que fica só dentro da oca, caça e ataque. Mas eles têm toda sua arte, todo seu conceito dentro da nossa convivência hoje em dia”, esclareceu Gláucio.

Os alunos foram acompanhados pela professora de história Cláudia Carvalho. “O que eu falei em sala de aula não tem a dimensão do que eles chegarem aqui e verem a exposição. Isso tudo já vai servir como objeto de trabalho”, explicou a professora.DSC_4813

Ao final, todos os alunos participam de uma dança conhecida como Pisa Ligeiro. “Essa visitação é muito importante pra nós. Além de transmitirmos um pouco da nossa cultura podemos criar uma interação com os alunos e podemos ver em cada um deles a receptividade”, disse Gesse Potiguara, da tribo indígena Potiguara.