Alunos da rede municipal de Educação realizam teste internacional de proficiência em língua inglesa
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), é pioneira, no Brasil, na realização do teste internacional de língua inglesa ‘Toefl Primary’. O teste será aplicado nesta quarta-feira (28) para cerca de 4 mil alunos do 8º ano da rede municipal de Educação, devido a uma parceria da PMJP com a organização Educational Testing Service (Serviço de Testes Educacionais) – ETS.
O teste será aplicado em 67 escolas da rede, como uma ferramenta de gestão pedagógica a fim de se fazer um diagnóstico a respeito do ensino da língua inglesa. Será a partir do resultado desse teste que a Sedec irá pensar em estratégias que possam potencializar o ensino nas escolas municipais. Será possível também traçar um plano de metas e objetivos para o ensino do Inglês.
“Para saber onde precisamos melhorar ou aperfeiçoar, é preciso que seja feita uma avaliação. Fazendo o teste, estamos pensando no futuro da educação do município, no que se refere à língua inglesa. É a primeira vez que uma prefeitura faz uma avaliação como essa, com essa magnitude”, explicou o diretor do Centro de Línguas Estrangeiras da PMJP, Jonathan Vieira.
Teste – O Toefl Primary é um teste internacional realizado pela organização ETS, instituição fundada em 1947, respeitada internacionalmente pelo trabalho especializado de avaliação da proficiência em línguas no mundo. Ele é reconhecido por ser uma ferramenta precisa de aferição de conhecimento que é utilizado para seleções internacionais, universidades, entrevistas para imigração, entre outros.
Mais de 10.000 universidades e instituições de ensino superior de mais de 150 países aceitam as pontuações do teste Toefl. O teste respeita o contexto e a realidade do jovem e o ritmo de cada pessoa, ajuda a aprimorar o aprendizado, levando estudantes a dedicarem esforços para adquirir conhecimento realmente útil para o domínio do idioma em vez de “passar no teste”. O Toefl é um teste de capacidade de compreensão que não depende do conhecimento de um conteúdo (livro) específico, como determinado vocabulário ou ponto gramatical.