Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de seletiva de xadrez

Por - em 334

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), por meio do projeto Xadrez Escolar, vai dar início neste sábado (3), a partir das 13h, as seletivas de xadrez dos nove polos escolares da Rede Municipal de Ensino. A competição será iniciada entre as escolas do Polo I e realizada no ginásio de esportes Hermes Taurino, localizado no bairro de Mangabeira VII.

O evento contará a participação de 60 alunos do Ensino Fundamental I nas categorias masculino e feminino. Os dez primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e medalhas, além de serem classificados para a final que será realizada no dia 28 de setembro na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano.

O torneio será disputado em cinco rodadas pelo Sistema Suíço de Emparceiramento com um tempo de reflexão de 13 minutos para cada enxadrista.

A competição será dirigida pelo coordenador do projeto, MF Francisco Cavalcanti, e arbitrado pela equipe de professores de xadrez da Rede Municipal. “Nossa expectativa é que os alunos tenham um bom desempenho esportivo, além de um comportamento ético enfatizando a consideração ao oponente”, disse a assessora pedagógica, Lili Cavalcante.

O enxadrista Luiz Antônio Tomás, ex-aluno da Escola Municipal Leônidas Antônio, será homenageado pelo projeto por ser o atual campeão paraibano na categoria Juvenil e vice-campeão brasileiro das Olimpíadas Escolares. “É um orgulho imenso homenagear esse jovem que foi nosso aluno, do nosso projeto. Hoje podemos ver seu bom desempenho como jogador de xadrez”, falou a professora de xadrez das escolas municipais, Fátima Kobayashi.

Xadrez Escolar – O projeto, executado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Sedec, é desenvolvido em 60 escolas municipais, com a participação de oito mil estudantes, a maioria do Ensino Fundamental I.

O esporte que é praticado semanalmente em sala de aula, como disciplina extracurricular apresenta resultados positivos junto aos alunos desde a sua criação, como êxito em competições escolares e federativas.