Alunos da Rede Municipal de Ensino participam dos Jogos Internos de Xadrez
Aproximadamente mil alunos da Rede Municipal de Ensino estão participando dos Jogos Internos de Xadrez em 27 unidades educacionais. O evento é organizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Divisão de Educação Física, Esporte e Lazer, e da coordenação do projeto Xadrez Escolar. Os jogos servem como seletiva para a realização do Campeonato de Xadrez Escolar, que será realizado no final do mês de outubro, na Estação Cabo Branco.
Serão classificados 54 alunos, entre masculino e feminino, para disputar a final. “O Xadrez ajuda a despertar o senso competitivo, a concentração, respeito ao adversário e autocontrole. Trabalha também o exercício da mente. Em uma competição como essa, é possível perceber cada detalhe dos competidores, principalmente no campo da atenção que termina ajudando o ensino-aprendizado em sala de aula”, disse o coordenador do projeto, Francisco Cavalcanti.
A competição conta com regulamento de Sistema de Xadrez Rápido, em que cada partida dura, no máximo, 30 minutos. Em caso de empate, vai para o critério de confronto direto, em seguida, milésimos totais, número de vitórias e por fim, caso necessário, sorteio.
“Uma competição como essa ajuda a aprimorar cada vez a competitividade e respeito ao próximo, além do desenvolvimento cognitivo. As aulas de xadrez na Escola Frei Albino acontecem pelo menos três vezes por semana, no turno contrário das aulas. E é interessante ver como o esporte ajuda na concentração e disciplina desses alunos”, explicou o professor de xadrez da unidade de ensino, Marcelo Ramos Cavalcanti.