Alunos da rede municipal de ensino vencem Jogos Escolares de Xadrez

Por - em 690

xadrezA Rede Municipal de Ensino de João Pessoa foi mais uma vez campeã dos Jogos Escolares da regional da grande João Pessoa, abrangendo as escolas públicas e privadas, na categoria de 12 a 14 anos de idade. No feminino, as vencedoras foram as irmãs Emerly e Emely Gomes, alunas da escola municipal Celso Furtado. No masculino o campeão foi José Tarcísio da escola municipal Índio Piragibe e em segundo lugar ficou Franciel Pereira da escola Padre Pedro Serrão. O torneio aconteceu no último sábado (31), na biblioteca da escola Leonel Brizola.

“Isso é reflexo do nosso esforço. Treinamos cinco horas por semana. Temos aulas de teoria e prática. E vamos continuar nos preparando para novos desafios”, falou Emerly Gomes que venceu a irmã Emely.

Os campeões irão disputar no sábado (14), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a etapa estadual. Os vencedores irão representar a Paraíba nas Olimpíadas Escolares Brasileira na cidade de Londrina (PR).

“A coordenação do projeto Xadrez Escolar está trabalhando para que os alunos da rede municipal continuem nesta evolução objetivando a conquista da etapa estadual. Nós conseguimos mais um título graças ao esforço dos nossos alunos e professores que se dedicam, cotidianamente, nas aulas que acontecem nas escolas”, disse o coordenador do projeto Xadrez Escolar da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Francisco Cavalcanti.

Todo o material utilizado nas competições, desde os jogos de peças, relógios digitais e analógicos, murais didáticos e livros é entregue pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Sedec.

“No mês de agosto o prefeito Luciano Cartaxo irá apoiar o Aberto do Brasil, Taça Cidade João Pessoa, realizado pela Federação Paraibana de Xadrez (FPBX) e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX)”, falou a assessora pedagógica do projeto, Lili Cavalcante.

Xadrez Escolar – O projeto, executado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Sedec, é desenvolvido em 60 escolas municipais, com a participação de oito mil estudantes, a maioria do Ensino Fundamental I.

O esporte que é praticado semanalmente em sala de aula, como disciplina extracurricular apresenta resultados positivos junto aos alunos desde a sua criação, como êxito em competições escolares e federativas.