Alunos da Rede Municipal embarcam para disputar Copa do Mundo de Robótica na China

Por - em 955

Arthur Araújo

Prefeito_alunosRobótica_China_foto_JulianaSantos 260A China. É só isso que está no pensamento de sete alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. O país, que antes era uma referência distante, está cada vez mais concreto na mente destas crianças, tudo graças à dedicação a um projeto especial, de robótica. O grupo, acompanhado de quatro professores, viaja nesta quarta-feira (15) para a cidade de Hefei, onde vão disputar a XIX Copa do Mundo de Robótica, a RoboCup 2015.

E se os garotos são só emoção e expectativa, a mesma coisa acontece com os pais. Na manhã desta terça-feira (14), todos eles se reuniram com os coordenadores do projeto e com o prefeito Luciano Cartaxo para conhecer os detalhes da viagem e tranquilizar quem vai ficar aqui na torcida, com o coração apertado.

De acordo com o prefeito, é um orgulho enorme para a cidade ver que o investimento em educação está rendendo frutos tão positivos. “Esse é o resultado do esforço de uma equipe muito grande e da capacidade e dedicação desses garotos. O que tenho a dizer a eles é que aproveitem muito e que o importante não é trazer qualquer troféu, mas que voltem com mais conhecimento e mais vontade de estudar e se tornarem sempre melhores”, declarou.

Prefeito_alunosRobótica_China_foto_JulianaSantos 438Os sete estudantes fazem parte das escolas municipais Apolônio Sales de Miranda, de Cruz das Armas, e Moema Tinoco da Cunha Lima, dos Funcionários II. O primeiro grupo compete na categoria Dança com Robô. Eles treinaram cinco horas todos os dias e vão levar para a China a apresentação “Brasil: Festa e Alegria no Rio 2016”. Para isso, vão utilizar cinco robôs, que representam a águia da Escola de Samba Portela, um jogador de futebol, robô atleta, robô bola e um elemento surpresa.

“Depois do Mundial do ano passado mudamos muita coisa. Não estamos indo com a visão da parte artística e sim da parte tecnológica. Estamos usando todos os recursos e sensores do kit de robótica que é fornecido pela pETe”, disse o professor da equipe, Tales Albuquerque Araújo.

O segundo grupo, da Escola Momema Tinoco, vai disputar na categoria resgate, e terá que fazer com que o robô percorra um labirinto para resgatar cinco vítimas utilizando um sensor de calor. Tudo em um tempo de oito minutos.

Os alunos não escondem a ansiedade, mas também estão muito confiantes. “É a primeira vez que viajo para outro país e estou muito feliz e com muita expectativa. Nos esforçamos muito para que tudo dê certo e sabemos que é só assim que conseguimos bons resultados”, disse o aluno Anderson Grabriel, de apenas 12 anos, que faz parte da Equipe Resgate.

Prefeito_alunosRobótica_China_foto_JulianaSantos 430Já Wesley Robson, de 16 anos, da Equipe Robô Apolo, não quer saber de pensamento negativo. “Quero agradecer muito a todos pelo apoio e dizer que nosso objetivo é voltar de lá ao menos dentro do Top 10”, afirmou.

Para os pais, ver o esforço dos filhos trazendo resultados é motivo de muito orgulho e felicidade. “Meu filho chegou um dia em casa falando que ia entrar em um projeto de robótica e eu nunca podia pensar que era algo tão grande. De repente ele começou a competir em Fortaleza, depois São Paulo e agora vai pra China, então a gente fica até sem acreditar”, afirmou Evaildo Roberto, que é pai do aluno Cleison.

Dona Terezinha Irineu, que é avó do aluno Paulo Thiago, agradeceu o apoio do Município. “Temos que agradecer muito por eles terem confiado e acreditado na capacidade de nossos meninos, porque sem isso nada teria sido possível. Hoje eles são estudantes, mas são os cientistas do futuro e sei que vão trazer um bom resultado”, declarou.

Classificação – A equipe Robô Apolo da Escola Municipal Apolônio Sales se classificou após conquistar no ano passado o primeiro lugar na categoria “RoboCupJr Dance Primary” (dança com robô) na Olimpíada Latino-Americana de Robótica. Já a equipe Ação Resgate da Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima conquistou a segunda colocação na categoria “RoboCupJr Rescue B” (ação resgate), na qual concorreu com instituições de nível superior.

 

 

.