Alunos da Rede Municipal expõem projetos de robótica que foram destaque em competições
Thadeu Rodrigues
Alunos de 19 escolas da Rede Municipal de Ensino exibiram seus projetos desenvolvidos durante o ano na I Mostra Municipal de Robótica Educacional, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O evento ocorre até as 17h deste sábado (5), na Estação das Artes, e tem como destaque as apresentações das equipes que participaram de competições internacionais em 2015.
De acordo com a coordenadora de Robótica, Sineide Andrade, a mostra tem projetos de diversos temas, como mágica, meio ambiente e até o Natal. Para ela, o projeto contribui para o aprendizado pedagógico dos estudantes em matérias como Física e Matemática. “As crianças pedem para ter mais tempo trabalhando com robótica. Elas realmente se envolvem com a atividade”, destacou ela.
Os estudantes da Escola Municipal Moema Tinoco ocuparam o quarto lugar na Olimpíada Latino-Americana de Robótica, que ocorreu neste ano em Minas Gerais, com um projeto que mistura dança e mágica, por meio da robótica. O professor Josimar Betoldo contou que, por meio da robótica, acontecem os números de mágica, que envolvem um mago, uma cartola, um coelho e um globo de discoteca.
Na participação do projeto, o estudante Leonardo Tomaz, do oitavo ano, disse que aprendeu a fazer programação. No próximo ano, ele pretende se envolver ainda mais com a robótica. Já Italo José lembrou da participação em Minas gerais, e contou que se sentiu muito bem ao mostrar o que eles aprenderam a fazer.
A partir dos ensinamentos das aulas de Física, Felipe Lima e Geovane Luis, da Escola Municipal Duque de Caxias, desenvolveram um projeto de robótica para descobrir as variações de velocidade de robôs que tinham rodas de tamanhos diferentes. “Em 2016 vamos para o nono ano e queremos trabalhar com um braço mecânico”, disse Felipe com muito entusiasmo.
Mercado de trabalho – Wesley Robson e Paulo Thiago são dois ex-alunos da Escola Apolônio Sales, que já recebeu o troféu de Melhor do Mundo no quesito “interação humano com robô”. Devido às participações nos projetos, eles foram convidados pela empresa Pete – educação com tecnologia, que desenvolve os kits de robótica para as escolas, a ingressarem como menor aprendiz.
“Aprendemos muito enquanto estávamos na Apolônio, e agora estamos dando um suporte técnico pedagógico à escola, por meio da Pete. Podemos passar para outros estudantes aquilo que aprendemos”, contou Wesley Robson. Paulo Thiago está gostando muito da experiência na empresa e já vislumbra uma carreira na área. Assim como o colega, ele pretende fazer um curso superior de megatrônica.
Educação Infantil – Neste ano, os professores do Centro de Referência de Educação Infantil Renato Lucena, no bairro de Jaguaribe, implantaram o ensino da robótica às crianças de cinco anos atendidas pela unidade. A professora Talita Paz fez o curso e incluiu a robótica na rotina das crianças, junto com os demais professores e a equipe da Pete.
“Utilizamos a robótica por meio de atividades lúdicas, como jogo da memória e dominó. Usamos fichas educativas com imagens e palavras”, disse ela. A programação da apresentação é feita pelos professores, mas as crianças ativam os sensores e fazem o trabalho de pintura dos cenários.