Alunos da Rede Municipal participam da culminância do projeto Cordel na Sala de Aula

Por Alexandre Quintans - em 1030

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza desta terça-feira (29) até 5 de dezembro, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, e no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na avenida Beira Rio,  a culminância do projeto “Cordel na Sala de Aula”.

O evento irá contar a com a participação dos alunos de 26 escolas da Rede Municipal e nove Centros de Referência em Educação Infantil que irão expor painéis e cordéis com as temáticas que foram trabalhadas durante o curso ‘Formação do Cordel na Sala de Aula’. Os alunos também irão realizar apresentações musicais, teatrais, dança e recitação.

A abertura, que será às 9h desta terça-feira (29), na Estação Cabo Branco, vai contar com a participação do maestro e pianista Jean Fidelis.

O objetivo com o cordel é aproximar o estudante da cultura popular e incentivar a leitura dos folhetos dentro das atividades interdisciplinares de cada escola.

“Fazemos isso pelo amor a cultura popular e para ser um veículo de comunicação dos cordelistas. E os nossos alunos se sentem motivados e a autoestima deles tem um ótimo crescimento, melhorando até a oratória”, disse a coordenadora do projeto, Laura Maurício.

No encerramento, no dia 5 de dezembro, no Cecapro, às 18h, a apresentação ficará por conta dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) onde acontecerá uma roda de recitação e a participação do poeta e escritor José Veríssimo.

“Nós temos o cordel em praticamente todas as regiões do Brasil, mas aqui na Paraíba nós percebemos que a força, a raiz do cordel, é muito maior”, explicou a assessora pedagógica, Sayonara Gomes.