Alunos da Rede Municipal participam de formatura e recebem certificado do Proerd

Por - em 797

Alexandre Quintans

Sedec_EventoProerd_foto_julianasantos (51)Durante três meses, 1.134 alunos do 1º ao 5º ano, de 13 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, aprenderam a importância de dizer não às drogas por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Na manhã desta sexta-feira (4) eles participaram da formatura do programa e receberam um certificado no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.

“Essa parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), com a Polícia Militar da Paraíba, é algo muito importante no tocante a prevenção à violência e uso de drogas. Isso só fortalece pois temos profissionais preparados para dialogar com nossos alunos”, disse a secretaria da Sedec, Edilma Ferreira da Costa.

Nas escolas foram abordados temas como prevenção às drogas e violência, desenvolvendo nos alunos a capacidade de inteligência emocional para que possam ter habilidades de lidar com conflitos e saber fazer a rejeição.

“Aprendi que devemos dizer não às drogas. Vou saber responder a alguém que venha me oferecer. Ele vai ouvir um não bem grande”, disse a aluna Emanuelly Xavier Oliveira, de 10 anos, da Escola Municipal José Novais.

Sedec_EventoProerd_foto_julianasantos (66)O evento contou também com presença do comandante Geral da Polícia Militar, Euller Chaves, que ressaltou a importância dessa parceria. “Aqui nós temos uma ação de segurança pública primaria que mexe com as famílias. E essa parceira é de grande valia. A cada ano formamos mais crianças”, disse.

A coordenadora Estadual do Proerd, capitã Pollyanna Laura, falou da satisfação em trabalhar o futuro das crianças. “A sementinha que nós estamos plantando hoje vai aparecer amanhã em forma de frutos. É muito gratificante saber que estamos formando multiplicadores. A prevenção é a melhor forma”, afirmou.

Para os alunos do 1º ao 4º ano foram quatro encontros mensais onde foram trabalhados temas como segurança pessoal, não conversar com estranhos, não aceitar nada de um desconhecido e como se relacionar com a polícia para pedir ajuda.

Já para os estudantes do 5º ano foram 10 encontros em sala de aula, um por semana. Com eles foram trabalhodos temas como bullying, violência e prevenção às drogas.

Segundo a coordenadora do Proerd no Município, Fabiana Uchôa, o diferencial desse ano foi a participação dos pais durante as reuniões. “Queremos que os alunos levem esses conhecimentos para dentro de casa onde, muitas vezes, as drogas lícitas como o tabaco e álcool estão presentes. Os pais agora têm consciência do perigo desse tipo de droga, pois debatemos também com eles”, contou.