Alunos da Rede Municipal participam de seleção para Copa do Mundo de Robótica
A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), está realizando o processo seletivo com estudantes para a formação do grupo de robótica, que vai representar o país na Copa do Mundo de Robótica. O evento vai ser realizado pela primeira vez no Brasil e João Pessoa foi à cidade escolhida para sediar a Copa, em julho de 2014.
Estão participando da seleção cerca de 100 alunos da Escola Municipal Apolônio Sales, localizada no bairro Cruz das Armas, atual campeã brasileira na categoria “Robocup Júnior Dance Primary”. A unidade de ensino disputou o título com 12 equipes de diferentes Estados, no mês de outubro, em Fortaleza.
Só puderam se inscrever estudantes de 8 a 14 anos de idade que tenham afinidade com a dança. Ao final vão ser selecionados dez alunos, que vão disputar a Copa. “Nós precisamos de crianças e adolescentes criativos, simpáticos e principalmente com habilidade física, já que depois da formação do grupo teremos uma longa batalha até chegarmos ao produto final, ou seja, é necessário escolher a música, criação do robô, montagem de cenário, coreografia e figurino”, explicou o monitor Thalles Araújo.
A coordenadora de Robótica da Sedec, Sineide Andrade, relata que o nível dos alunos está alto, o que demonstra o interesse em representar a Capital e o País. “Estamos avaliando tudo desde a desenvoltura até a expressão corporal. Queremos ser justos, mas devemos escolher os alunos certos para mostrarmos para o mundo que a escola pública é capaz”, pontuou Sineide Andrade.
Seleção – A seleção foi dividida em três etapas. Na primeira, os inscritos se dividiram em grupo de cinco alunos. Cada equipe teve que escolher uma música e criar uma coreografia, apresentada para o corpo de jurados, formado por seis profissionais especializados. Na segunda, o júri colocou músicas com ritmos distintos para as equipes, que tiveram que improvisar uma dança.
A aluna do 8º ano, Patrícia Oliveira não se conteve de alegria ao receber a notícia de que estava na final. “Vou dar o meu melhor e como dança é a minha praia não posso ficar de fora. Vou ensaiar direto até a próxima semana”, disse a estudante.
Já Lucas Silva, do 7º ano, nem acreditou que tinha passado para próxima fase. “Eu amo trabalhar com robô e dividir uma dança com eles vai ser um sonho’, comemorou o garoto.
Os 20 selecionados vão participar da etapa final, que vai ser realizada na próxima quinta-feira (21), nas dependências da Escola Apolônio Sales, situada a Rua Engenheiro Retumba, nº 240, Cruz das Armas (em frente à Unidade de Saúde da Família do bairro).
Nova Formação – Os alunos da equipe Robô Apolo, da Escola Municipal Apolônio Sales, campeões da Competição Brasileira de Robótica (CBR), na categoria “Robocup Júnior Dance Primary” não puderam continuar na equipe por conta da idade, já que todos têm 15anos de idade. A Federação não permite alunos acima de 14 anos.