Alunos da Rede Municipal participam de tarde de atividades para marcar Dia Internacional de Combate à Corrupção

Por Alexandre Quintans - em 520

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), realizou nesta segunda-feira (9) uma tarde de atividades em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. O evento, realizado em parceria com a Associação dos Delegados da Polícia Federal da Paraíba, aconteceu no Centro de Treinamento Ivan Tomás, no bairro do Valentina Figueiredo.

A ação foi coordenada pela Divisão de Educação Física, Esporte e Lazer (Defise). Mais de 180 crianças, de 6 a 11 anos, das Escolas Municipais de Tempo Integral do Ensino Fundamental I, Cônego João de Deus, Escola Bilíngue Dom José Maria Pires e Chico Xavier participaram das modalidades de salto em distância, corrida curta e lançamento de pelota, dentro do atletismo.

“Nós temos várias atividades em parceira com a Polícia Federal. E hoje é mais uma dessas atividades que se concretiza que é a do combate à corrupção. A gente faz uma atividade lúdica, mas trazendo uma mensagem muito importante porque não é só pela competição, mas uma mensagem que está embutida dentro dela que faz a criança refletir desde muito cedo sobre as boas práticas, fazer a coisa certa, e com certeza isso vai deixar uma mensagem dentro do seu coração”, disse a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

Yuri da Silva Alves, 12 anos, é aluno da Escola Bilíngue Dom José Maria Pires. Ele participou do salto em distância e entendeu bem qual a missão da ação. “Está bem educativo para nós. Tivemos uma palestra sobre o que é corrupção, como devemos agir e depois viemos para o campo para as atividades físicas exercitar nosso corpo”, disse alegre o estudante.

O evento contou com a presença da delegada da Polícia Federal, Carolina Patriota, e também da delegada e diretora regional da Associação dos Delegados da PF na Paraíba, Luciana Paiva. Ela ressaltou a importância de trabalhar o tema logo cedo com as crianças.

“Essas crianças serão o futuro do nosso País. Então, nós queremos desde o início que elas já entendam o que é corrupção, que evitem pequenos atos de como furar fila, filar do coleguinha, enfim. Tem que ensinar logo cedo para lá na frente não virar algo maior. A Associação de Delegados da Polícia Federal tem uma corrida nacional que é de combate à corrupção e hoje, dia em que é celebrada essa data, nós quisemos fazer essa corrida apenas com as crianças da rede pública para que possamos conversar sobre o tema de uma forma mais leve, mas que eles entendam o que não pode ser feito e ao mesmo tempo possam se divertir. E o esporte tem essa força”, afirmou a delegada Luciana Paiva.

No final das atividades todos os alunos e professores foram premiados com medalhas.

Atletismo – o esporte foi implantado esse ano nas escolas de Tempo Integral do Ensino Fundamental II. “Iniciamos o projeto de atletismo no mês de maio com o intuito de fazer que o atletismo fosse um esporte fomentado e que possamos expandir cada mês nas escolas. Hoje mesmo foi realizado com os alunos do Ensino Fundamental I e vimos que dá certo também”, falou o coordenador de atletismo das Escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Educação, Theodósio Cardoso Leite.