Alunos da rede municipal realizam exposição ‘Abrolhares Diversos pelas Escolas’
Alunos da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, localizada na Penha, vão fazer uma mostra itinerante de artes para abrir o projeto ‘Abrolhares Diversos pelas Escolas’. O evento acontece de sexta (16) a terça-feira (20), durante os turnos manhã, tarde e noite. A abertura será às 19h.
Abrolhares Diversos é o nome dado aos casulos confeccionados pelos artistas plásticos Ilson Moraes, Gunga Rodrigues e Moema Paiva. “Nós queremos sensibilizar o aluno em seu fazer artístico, para que reflitam sobre suas escolhas e crescimento pessoal”, disse o professor de artes e criador do projeto, Ilson Moraes.
Estão participando cerca de 160 alunos e 48 professores da Escola Antônio Santos Coelho. Foram três meses de preparação e serão expostos diversos temas tais como questão da diversidade sexual, diversidade religiosa e aspectos culturais.
Para chegar a executar o projeto os alunos e professores participaram de aulas e palestras sobre arte conceitual, arte contemporânea, moderna, exibição de vídeos, leituras de texto e construção textual em relação ao trabalho executado.
O projeto também está sendo desenvolvido nas escolas municipais Jornalista Raimundo Nonato Batista, Darcy Ribeiro, Presidente João Pessoa, Fenelon Câmara e Hugo Moura. Haverá também ações apoiadas pela Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, por meio do Projeto Estação pela Cidade, que levará informações e oficinas de teatro, contação de estórias, quadrinhos e ciência.
Os trabalhos confeccionados pelos alunos e professores farão parte da exposição juntamente com os casulos confeccionados pelos artistas convidados como Célia Gondim, Célia Romeiro, Cristina Strapação, Gunga Rodrigues, Ilson Moraes, Lúcia França, Moema Paiva, Paulo Aurélio, Rodrigues Lima e Wilson Figueiredo.
“Fiquei surpreendida com a quantidade de pessoas envolvidas. É uma satisfação imensa. Dentro desses casulos eles irão poder colocar os sentimentos deles. Isso mostra o crescimento pelo conhecimento dos nossos alunos”, disse a diretora da Escola Antônio Santos Coelho, Rosilene do Bom Parto Ferreira.
As ações serão finalizadas em novembro com uma última exposição na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte que reunirá as obras dos artistas e os trabalhos de todas as escolas envolvidas.