Alunos da rede municipal recebem atendimento médico na própria escola

Por - em 1627

DSC_4348A Prefeitura Municipal de João (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está realizando nas escolas da rede municipal exames oftalmológicos, otorrino e fonoaudiólogos. A ação faz parte do programa Saúde do Escolar executado pela Sedec.

O objetivo do programa é reduzir a evasão escolar e fazer com que o aluno não desista dos estudos por problemas da visão ou audição. “É um trabalho importante, pois iremos detectar inicialmente se nosso aluno tem algum problema. A partir daí temos condições de sanar. Temos que atuar preventivamente porque um problema de visão, por exemplo, vai prejudicar bastante o aprendizado dele”, disse o secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior.

Durante o exame auditivo é feita uma autoscopia e caso seja encontrado cerume no ouvido é feita à remoção e o paciente é encaminhado para fazer a triagem audiométrica. Para o otorrinolaringologista, José Carlos da Silva, é preciso que os pais levem os filhos para fazerem exames preventivos. “Se for detectada alguma inflamação, o aluno é conduzido para o pronto atendimento para ser feito o tratamento. Infelizmente, alguns pais só levam os filhos a um posto de saúde depois que ele começa a reclamar de algum problema, de dor”, ressaltou o médico.

Maria Beatriz, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Luiz Augusto Crispim, passou pelo exame de limpeza do ouvido e disse ter gostado. “É bom. O doutor coloca uma água em nosso ouvido para deixar bem limpinho. Ainda bem que eu não tinha nada”, comemorou.

No exame de oftomologia é verificado se o aluno tem problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo. “Nós fazemos uma triagem. Tem muitos alunos com problema de visão e não sabem. O caso mais comum que nós encontramos são crianças que precisam usar óculos”, observou o doutor Luiz Augusto.

Por fim, o aluno entra em uma caixa acústica e utilizando um fone de ouvido a fonoaudióloga faz um exame auditivo para detectar se ele apresenta algum problema. Um dos casos mais comuns que é identificado é o de otites.