Alunos da rede municipal são campeões na Competição Brasileira de Robótica

Por - em 926

Competição Brasileira de RobóticaOs alunos da equipe Robô Apolo, da Escola Municipal Apolônio Sales, localizada no bairro Cruz das Armas, foram campeões da Competição Brasileira de Robótica (CBR), na categoria “Robocup Júnior Dance Primary”. A competição ocorreu entre os dias 16 a 20 de outubro na cidade de Fortaleza (CE), com a participação de 12 Estados.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), forneceu transporte, alimentação, hospedagem e todo o material tecnológico para a competição. “Esse prêmio demonstra a força que tem o ensino nas escolas da rede municipal. Basta darmos condições materiais para os alunos, e estamos dando, que o resto eles sabem fazer muito bem. Temos professores bem preparados para isso,” ressaltou o secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior.

A Escola Apolônio Sales participou da apresentação “Dançando com o Robô”. Foram dois minutos de demonstração onde os alunos apresentaram a temática “Meio Ambiente”, alertando as pessoas sobre a importância da água e os problemas causados pela poluição. “Esse é um trabalho em conjunto. Nossos alunos são mais do que vitoriosos porque foi uma conquista muito grande. Estão todos de parabéns”, disse orgulhosa a diretora da escola, Maria Elizabeth.

Equipe – A equipe ‘Robô Apolo’ é formada pelos alunos Paulo Thiago da Silva, Kaio Victor da Silva Cunha, Emmily Kethyllen Barbosa dos Santos e Rubens Varela da Soledade. “Treinamos todos os dias, nos três horários. E quando anunciaram a nossa escola como campeã vibramos muito. Nós sempre trabalhamos em grupo e sabíamos que se não fosse assim não chegaríamos a lugar nenhum”, vibrou o estudante Kaio Victor.

Momento de comemoração também para o monitor de informática Thalles Albuquerque de Araújo, que treinou a equipe. “Eu não tenho nem palavras para expressar. Chegamos pela primeira vez na competição e ganhamos. Tem Estado que já está há cinco anos participando. Esses alunos são o presente do nosso país e devemos acreditar em cada um deles”, disse ele.

A partir de agora, essa equipe campeã vai treinar para participar da Copa do Mundo de Robótica, que será realizada pela primeira vez no Brasil. “Eu acompanhei de perto o esforço de cada aluno, a dedicação. Eles mereceram muito este prêmio”, afirmou a coordenadora da Robótica da Sedec, Sineide dos Santos Andrade.