Alunos da rede municipal são medalhistas dos Jogos Escolares de Xadrez

Por - em 367

O aluno José Tarcísio, da Escola Municipal Índio Piragibe, e a aluna Emerly Gomes, da Escola Municipal Celso Furtado, ambos de 12 anos, conquistaram o segundo lugar nas categorias masculino e feminino dos Jogos Escolares de Xadrez Etapa Estadual, categoria de 12 a 14 anos. O torneio foi realizado em João Pessoa, neste sábado (14), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e contou com a participação de 20 alunos da rede pública e privada.

José Tarcísio e Emerly Gomes tinham sidos campeões dos Jogos Escolares da regional da Grande João Pessoa, no final do mês de maio. “Nós saímos do torneio esperançosos de um futuro promissor para nossos alunos. Eles conseguiram medalha de prata na primeira participação de uma etapa estadual”, disse o professor de xadrez, MF Francisco Cavalcanti.

Os primeiros colocados na categoria de 12 a 14 anos foram Renildo Furtado, de 14 anos, da cidade de Lastro, e Ludmila Ferreira, 13 anos, do município de Patos. Eles vão representar a Paraíba na Olimpíada Escolar Brasileira de Xadrez.

José Tarcísio e Emerly Gomes agora vão iniciar os preparativos para os próximos torneios, como a participação na Taça Cidade João Pessoa e “Aberto do Brasil”, nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, no Litoral Hotel, no Cabo Branco.

Xadrez Escolar – O projeto, executado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, é desenvolvido em 60 escolas municipais, com a participação de oito mil estudantes, a maioria do Ensino Fundamental I.

O esporte, que é praticado semanalmente em sala de aula como disciplina extracurricular, apresenta resultados positivos junto aos alunos desde a sua criação, como êxito em competições escolares e federativas.