Alunos da rede municipal serão avaliados no Escola Nota 10
Serão realizados nestas terça (6) e quarta-feira (7) as etapas de aplicação das provas do programa Escola Nota 10. A prova é aplicada pela Prefeitura Municipal João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), nos turnos manhã e tarde. Irão participar 8.856 alunos do Ensino Fundamental I e 6.762 do Fundamental II da rede municipal de ensino, um total 15.618 alunos. As provas serão aplicadas em dois turnos. Pela manhã, a partir das 8h30 e à tarde a partir das 14h30.
Na primeira etapa, realizada nesta terça, serão avaliados os alunos do Fundamental I, que corresponde ao 3º, 4º e 5º ano. As provas constam de 10 questões, sendo cinco de matemática e cinco de português.
Já os alunos do Fundamental II (7º, 8 º e 9º ano) responderão 10 questões de português, 10 de matemática e cinco de inglês, ciências, geografia e história. Os alunos só poderão sair da sala de aula após duas horas do início das provas.
Estarão envolvidos aproximadamente 650 profissionais entre servidores da Sedec e estagiários de pedagogia.
O resultado da prova equivale a 50% da avaliação total do Escola Nota 10. Nos outros 50% serão avaliados gestão escolar; conservação do patrimônio e despesas de custeio; atividades interdisciplinares do Projeto Político-Pedagógico (PPP); avaliação da informática educacional; alimentação escolar; e frequência na formação continuada.
Prêmio – Para poder ser contemplado com o ‘Escola Nota 10’, gestores e educadores da rede municipal devem se empenhar para que sua escola atinja o Índice de Excelência em Educação, com percentuais entre 50% e 100% nas metas estabelecidas. Assim, toda equipe da escola vencedora recebe o 14º salário, como reconhecimento do seu esforço e sua dedicação.
O programa é resultado de um decreto de lei municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais de Ensino Fundamental.