Alunos da rede municipal serão avaliados no Escola Nota 10

Por - em 767

Mais de 18 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino da Capital vão se submeter às provas do ‘Programa Escola Nota 10’, nesta quinta (28) e sexta-feira (29). O exame é aplicado pela Prefeitura Municipal João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). As provas vão ser realizadas em dois turnos, pela manhã, às 9h, e à tarde, a partir das 15h. Estarão envolvidos no processo cerca de 680 educadores.

“Nesta edição estamos privilegiando o aprendizado dos alunos medido pela prova. A estimativa é aumentar o número de escolas contempladas com o selo de Nota 10 e, assim, conceder a premiação, que corresponde ao 14º salário a todos os servidores”, disse o secretário da Educação e Cultura, Luíz Sousa Júnior.

Na quinta, serão avaliados 8.113 alunos do Fundamental II, que corresponde ao 7º, 8º e 9º ano. As provas constam de 30 questões, sendo cinco de cada disciplina (português, matemática, inglês, ciências, geografia e história). No segundo e último dia da avaliação, sexta, os 10.068 estudantes do Fundamental I (3º, 4º e 5º ano) responderão a 10 questões, sendo cinco de matemática e cinco de português. Os alunos só poderão sair da sala de aula após uma hora do início das provas.

O resultado da prova equivale a 70% da avaliação total do Escola Nota 10. Os outros 30% correspondem à participação dos educadores na formação continuada, que está sendo realizada deste o dia 4 de setembro e segue até 20 de dezembro.

De acordo com o diretor de Gestão Curricular da Sedec, Gilberto Cruz, a estimativa é que as provas sejam corrigidas até o próximo dia dez de dezembro. “As avaliações foram elaboradas pela nossa equipe pedagógica, de acordo com o nível de cada série. O alunado irá responder o que foi visto durante o ano letivo”, explicou.

 

Nota 10 – O programa é resultado de um decreto de Lei Municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir

 

dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da capacitação profissional dos educadores.