Alunos da Rede Municipal trabalham projeto que integra família e escola

Por Alexandre Quintans - em 689

“A participação da família na escola”. Esse foi o tema do projeto “Família e escola: união que faz a diferença”, trabalhado pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olívio Ribeiro Campos, nos turnos manhã e tarde. Nesta sexta-feira (31), eles irão participar da culminância que será das 9h às 16h na própria unidade de ensino.

“Nosso objetivo é o de fortalecer a parceria entre escola e família por meio de ações educativas de orientação e reflexão que favoreçam um acompanhamento mais amplo da vida escolar dos alunos. Queremos continuar realizando projetos voltados para a interação entre familiares tornando este ambiente mais atrativo e estimulador para uma maior participação e envolvimento dos responsáveis pelos alunos na escola”, explicou a diretora, Lygia Fernandes.

Na abertura haverá apresentação da banda marcial e dos estudantes do “Instituto Vem Cuidar de Mim”. Na escola também terá stands de brechó organizado pela turma do 9º ano, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para cadastramento e encaminhamento de jovem aprendiz, atendimentos de profissionais de saúde da Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança com aferição de pressão, glicemia e postura corporal.

Para a comunidade escolar também será oferecido diversos serviços como cadastro de emprego no Sine Municipal, terapia ocupacional e práticas integrativas com profissionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assistência jurídica popular com uma equipe do Unipê e stand sobre alimentação saudável com profissionais do setor de nutrição da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa.

A Energisa também terá um stand com cadastro no ‘Conta cidadã’ e experiências físicas no caminhão através do ‘Projeto Nossa Energia’. A Guarda Municipal da Prefeitura Municipal de João Pessoa dará o apoio logístico. Também será oferecido serviço de corte de cabelo.

Projeto – Durante todo o mês de agosto, cerca de 600 alunos assistiram a várias palestras, entre elas, a do juiz da Infância e Juventude, Adaílton Lacet, sobre “Papel da família e da escola na educação”. Os professores de Artes da unidade escolar trabalharam a produção de desenhos e exposição sobre o perfil das famílias. A escola também realizou uma roda de diálogo com as famílias.