Alunos da rede municipal viajam para disputar etapa nacional de robótica

Por - em 1066

Alexandre QuintansRobotica (4)

27 alunos de nove escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa irão viajar neste domingo (25) para disputar a Competição Brasileira de Robótica (CBR), a final da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e participar da Mostra Nacional de Robótica (MNR) que serão realizados na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. As três modalidades fazem parte da Competição Latino-Americano de Robótica (Larc).

O transporte, alimentação, hospedagem e inscrição foram custeados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

Na escola Moema Tinoco Cunha Lima, no bairro Funcionários II, o ritmo de trabalho está acelerado já que este ano eles terão um novo desafio pela frente. “Além da categoria Resgate B, que já participamos há alguns anos, esse ano vamos disputar pela primeira vez da categoria Dança com Robô. Com certeza seremos bem recompensados”, disse o professor de robótica Josimar Bertoldo Belo.

Na categoria da dança os alunos estão preparando um show de mágica onde um coelho sairá de uma cartola, irá desaparecer dentro de uma caixa e aparecerá chocolate, entre outras mágicas que ainda não podem ser reveladas.

“É um aprendizado a mais pra gente poder conhecer esse outro lado da tecnologia. Toda hora de descanso não consigo parar de pensar nesses robôs, como melhorar”, falou Leonardo Tomaz da Silva que migrou da categoria do resgate para a dança.

A escola aposta na união das equipes e na troca de experiências entre os alunos. Experiência que Cleyson Lima da Silva, de 14 anos, já tem bastante na bagagem já que disputou a RoboCup realizada este ano na China.

“Eu faço parte da categoria do resgate, mas nessa etapa final de preparação nós temos que nos ajudar”, explicou Cleyson.

Os vencedores da CBR e da OBR se classificam para representar o Brasil na RoboCup 2016 que será disputada cidade Leipzig, na Alemanhã.

Escola da rede municipal que irão disputar a Larc:

Escola Municipal Américo Falcão (Cristo)

Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda (Cruz das Armas)

Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima (Funcionários II)

Escola Municipal Afonso Pereira (Mangabeira VIII)

Escola Municipal Frei Afonso (Baixo Róger)

Escola Municipal Antônia do Socorro Machado (Monsenhor Magno)

Escola Municipal Fenelon Câmara (Geisel)

Escola Municipal General Rodrigo Otávio (Bairro dos Estados)

Escola Municipal Duque de Caxias (costa e Silva)