Alunos do município soltam a imaginação em Oficina de Desenhos em Quadrinhos

Por - em 801

DSC_4324Os alunos da Escola Municipal Nazinha Barbosa, localizada no bairro de Manaíra, soltaram a imaginação, neste sábado (21), durante 2ª Oficina de Desenhos em Quadrinhos e de Consciência Artística. O evento foi realizado Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Uma atividade do ‘Projeto HQ Educa’, em parceria com o Studio Made in PB.

Artistas como o ilustrador Cristovam Tadeu participaram das oficinas falando sobre a charge no jornal e na revista. Estiveram presentes também os contadores de história Albanizia Diniz e Renan Mendes. Os alunos ainda assistiram palestras com a professora Paloma Diniz, que falou sobre criação de personagens, e com Janúncio Neto, ambos do Studio Made in PB.

O objetivo é desenvolver o subgênero dentro das histórias de quadrinhos. Da oficina é feita uma pré-seleção para o encaminhamento do início do próximo ano para a escola de quadrinhos e artes gráficas do Studio Made in PB. “Eu vejo uma vida que floresce toda a sua potencialidade e muitas vezes nós como professores, pais, gestores, terminamos podando demais. Educar é uma arte e a gente tem que saber a medida de cada coisa. E a principal medida é escutar mais do eu reprimir”, disse emocionado o organizador e o idealizador do projeto, Peterson Martins.

A oficina contou até com a presença de super-heróis como Homem Aranha, Batman e Superman.

Os desenhos despertam a curiosidade e o interesse de alguns estudantes em querer seguir uma carreira artística. Como é o caso da estudante Natália França da Silva, de 16 anos, que participou pela segunda vez do evento. “Eu gosto de vários tipos de desenhos. Não apenas um estilo. E pretendo poder estudar mais sobre esta arte e me aperfeiçoar cada vez mais”, disse ela.

Já o Gerson Maurício Silva dos Santos, de 13 anos, tem um estilo mais definido. “Eu gosto de desenhar Mangá. Tento cada vez mais aprender esta arte”.

‘HQ Educa’ – O projeto que conta com o envolvimento de 25 educadores tem oferecido uma grande contribuição à escola. Além das ações do HQ Educa, a escola estimula o desenvolvimento de outros projetos, tal como a “Rádio Educa” e “Valores e Cidadania”.