Alunos dos Creis e escolas municipais apresentam trabalhos no Festival Estudantil Temático de Trânsito
Alexandre Quintans
O auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, ficou lotado na manhã desta sexta-feira (17) pelas crianças dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) João Tota, Júlia Ramos, Maria de Lourdes, Maria Socorro Rodrigues, Antônio Varandas e Arlete de Almeida, durante o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). O evento é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O Festival, cujo tema é “Transformando atitudes para salvar vidas”, tem o objetivo de colocar a educação para o trânsito no conteúdo escolar, de forma interdisciplinar, como enfrentamento da violência no trânsito.
“É um momento muito importante, pois aqui estamos compartilhando desde cedo com as nossas crianças à cultura da paz trazendo exemplos e reflexões para dentro de casa com um novo conceito de educação para o trânsito”, disse a secretária de Educação, Edilma Ferreira da Costa.
No turno da manhã as crianças apresentaram música, teatro, cordel, poesia e dança voltada para a temática do trânsito. Já no turno da tarde, das 13h30 às 17h, os alunos do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Ensino irão apresentar, em forma de seminário, como foi feita a transversalidade para o conteúdo escolar.
Durante cerca de três meses os alunos dos seis Creis e de oito escolas municipais trabalharam quatro eixos. O primeiro foi o da conscientização que é o momento em que um profissional do trânsito chega para provocar a temática na escola.
O segundo eixo trabalhado é o da leitura da imagem que o trânsito oferece, seja ela verbal ou não verbal, para que ela seja pensada em uma reflexão para o melhoramento do trânsito e sua representatividade.
“Quando trabalhamos com criança estamos trabalhando com aquele ser que está em fase de formação e desenvolvimento moral. Estamos transmitindo os valores éticos e morais para esses futuros condutores”, explicou Cledson Augusto Ferreira, chefe do Grupo de Educação de Trânsito e Cidadania da PRF.
O terceiro eixo é o da humanidade, onde é trabalhado os valores para que haja um maior respeito entre as pessoas nas ruas.
Já o quarto eixo é o de estatísticas e meios de transporte. Nele é trabalhado, de forma lógica, objetiva e direta, os números de acidentes e infrações que são cometidas.
O superintendente da PRF na Paraíba, Jeffeson Costa, parabenizou todos os profissionais envolvidos, as crianças e alunos participantes e agradeceu a parceira da PMJP. “Isso é um exemplo exitoso de parceria. A gente investe plantando sementes nas crianças para que em um futuro próximo tenhamos um trânsito mais seguro”, falou.