Alunos na rede municipal assistem palestra sobre direitos e deveres previstos no ECA

Por Mônica Melo - em 563

Nesta quinta-feira (23), às 14h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, 500 alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de João Pessoa, irão assistir à palestra ‘Quebrando o silêncio, construindo estratégias dentro da sistemática do ECA’. Proferida pelo coordenador Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça (Coinju), juiz Adhailton Lacet Porto, a palestra abordará de forma detalhada os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os alunos que assistirão a palestra têm entre 12 e 15 anos e cursam do sétimo ano ao nono ano nas escolas municipais Chico Xavier, Cônego João de Deus, Dom José Maria Pires, José Américo e João Santa Cruz. De acordo com a Chefe da Divisão do Apoio ao Estudante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Valdilene Rodrigues de Assis Cruz, é muito importante levar os alunos a debates desse tipo.

“Precisamos trabalhar esses temas com os nossos alunos, uma vez que a escola é um espaço que deve transmitir respeito ao próximo, através de atitudes que levam à amizade, harmonia e integração das pessoas, Só assim atingimos os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição”, avalia Valdilene.

De acordo com o juiz e palestrante Adhailton Lacet Porto, a proposta da sua palestra é falar aos alunos sobre seus direitos, mas também seus deveres. “Essa será a temática principal. É uma forma de conscientizar os jovens de que o ECA não é aquele instrumento legal que “passa a mão”, como se costuma dizer, na cabeça dos adolescentes. O ECA enfatiza os direitos, mas também impõe deveres”. Porto explica que crianças e adolescentes devem por exemplo, obedecer aos pais e aos professores, além de também cumprir regras e horários.