Alunos recebem certificados dos cursos profissionalizantes da PMJP

Por - em 524

Novas perspectivas de inclusão no mercado de trabalho. Esta agora é a realidade para 211 alunos dos cursos de formação promovidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no Centro de Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré (Crispman), no bairro Funcionários II. A entrega dos certificados aos formandos foi realizada nesta quarta-feira (10), durante solenidade que contou com a presença do prefeito Luciano Agra e auxiliares do governo.

Na ocasião, o prefeito falou sobre as ações que o município vem desenvolvendo, seguindo as orientações da política nacional de economia solidária. “A Prefeitura de João Pessoa tem buscado garantir uma oferta de cursos de formação e qualificação profissional para jovens e adultos com uma perspectiva de que esses formandos possam ter maiores facilidades de inserção ao mercado de trabalho formal ou por meio de grupos organizados”, disse.

Luciano Agra também citou que a partir dessa política de incentivo à formação e a autonomia financeira, só neste ano de 2012, a gestão municipal já garantiu a capacitação de cerca de mil pessoas a partir do programa Qualifica JP, e outras quatro mil por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Parcerias – Os cursos realizados nessa última etapa são resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional da Indústria (Senai), Pronatec e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município (Secitec).

“O Senai é uma instituição que forma inúmeros profissionais todos os anos e que tem a honra, junto com a Prefeitura de João Pessoa, de formar tantos sonhos que passam a ser concretizados dia a dia. Ficamos alegres em poder tornar esses sonhos possíveis”, destacou Josicleide Nunes, representante do Senai durante o evento.

A formanda da turma de concluintes do curso de auxiliar administrativo, Maria Janete, falou em nome de todos os alunos, e disse que, além de garantir uma formação profissional, eles tiveram acesso a orientações sobre outras possibilidades de inserção no mercado de trabalho. “Participar desse curso nos forneceu não só uma oportunidade de aprender algo novo, como tivemos dicas de outras áreas de trabalho em que podemos investir”, comentou.

Assim como Janete, outros 83 alunos concluíram o curso de auxiliar administrativo; 22 de Padeiro; 14 de padeiro e confeiteiro; 68 de informática; 10 de produção artesanal de fuxico; e 13 de crochê. Todos os cursos foram oferecidos de forma gratuita aos moradores da Comunidade Maria de Nazaré e áreas vizinhas.

“Sabemos que hoje há uma falta de mão de obra especializada no mercado de trabalho em várias áreas. Estamos cientes da importância de que esses projetos sociais de qualificação aconteçam de fato, como vêm acontecendo no município de João Pessoa, por meio de uma parceria com o governo federal”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Social do Município, Antônio Jácome.

Novos cursos – Ainda neste mês, a Prefeitura vai promover novos cursos no Crispman. No dia 22, será iniciado um novo curso de Auxiliar Administrativo, com duas turmas de 120 alunos. A partir de 1º de novembro, será iniciado o curso de padeiro e confeiteiro, com duas turmas e 59 alunos.