Alunos recebem premiação da Olimpíada Brasileira de Robótica

Por - em 550

Os alunos das escolas municipais Moema Tinoco e Apolônio Sales receberam, nesta quarta-feira (25), a premiação de campeões da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu no mês de julho. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, com a participação do Sexteto de Sopros da Escola Municipal Augusto dos Anjos.

Entrega de Prêmios RobóticaA premiação foi entregue pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e pela empresa de Planejamento em Educação Tecnológica (Pete), participante do evento.

Cada aluno e o instrutor da equipe Moema Kids, da Escola Moema Tinoco da Cunha Lima, receberam uma câmara digital, uma camisa, uma mochila e um kit robótica para cada aluno.

O secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior, destacou a importância de ter a tecnologia aliada a uma visão de cidadania, de visão de defesa do meio ambiente, de uma ética, de solidariedade. “Eles são todos vitoriosos. Isso aqui é apenas um incentivo. Mas o importante é mostrar que a escola publica tem condições de competir com outras escolas. E este ano vamos triplicar os investimentos na robótica. E em 2014 vamos duplicar esse valor triplicado”, disse o secretário.

A mesma premiação foi entregue aos alunos e ao instrutor da equipe Robô Apolo, da Escola Apolônio Sales, por terem sido selecionados para Entrega de Prêmios Robótica (1)disputar, no mês de outubro, a Competição Brasileira de Robótica (CBR), na cidade de Fortaleza, no Ceará, na modalidade “Dance Primary”. A Apolônio Sales participou das apresentações da chamada “Dançando com o Robô”.

“Estamos muito felizes. E eu tenho que certeza que vamos representar muitos nossas escolas em Fortaleza. Estamos muito confiantes”, disse o aluno Cleyson Lima da Paixão, da equipe Moema Kids.

“Brincar, manipular e construir robôs é resgatar o interesse por aprender e despertar a criatividade para superar os desafios diversos que foram impostos no projeto, o qual será em algum momento da vida útil para aqueles participantes”, disse a coordenadora da Robótica, Sineide dos Santos Andrade.

A vitória na seletiva estadual garantiu passaporte para a final, nacional, disputada este ano, novamente em Fortaleza, entre os dias 16 e 21 de outubro. Devido ao grande número de equipes, a segunda colocada do nível 1, equipe Missão Moema (Escola Moema Tinoco da Cunha Lima) também vai participar da final na capital cearense.