Alunos surdos da rede de ensino participam de encontro municipal

Por - em 412

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizou na tarde desta terça-feira (23), o II Encontro Municipal de Valorização da Cultura Surda. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. A ação faz parte do Programa Educação Bilíngue desenvolvido pela Sedec através do setor de Educação Especial.

Os alunos das escolas municipais Dumerval Trigueiro, Padre Leonel da Franca, Índio Piragibe, Arnaldo de Barros, Leonel Brizola, João Santa Cruz e Zulmira de Novais fizeram apresentações de dança, teatro, música e interpretaram, em libras, o Hino Nacional.

A estudante Maria Joelis, da escola Índio Piragibe, emocionou a todos ao interpretar a música “Aos olhos do pai”. “É muito emocionante. Joeli nos ensina a viver com todo o seu carinho e amor”, disse a professora de libras de Joelis, Joseilda Gomes.

Das 16 escolas municipais que atendem estudantes com deficiência auditiva a Índio Piragibe é a que tem maior número: 58 alunos, distribuídos nos três horários de aulas. “Inclusão vai além de banheiros adaptados, rampas, aspecto físico. Só sabe o que é inclusão quem faz parte. Hoje tivemos um exemplo com a apresentação de Joelis, essa aluna maravilhosa”, falou com alegria a diretora da Índio Piragibe, Francineide Moraes.

Quem também esteve presente foi o secretário adjunto da Sedec, Genildo Lucena. Para ele, uma tarde que vai ficar guardada. “É gratificante saber que existe uma possibilidade de incluir pessoas que muitas vezes a sociedade rejeita. Quando colocamos o amor na frente podemos ver essa demonstração de carinho dessas crianças surdas. Vou levar esse exemplo pelo resto da vida”.

A rede municipal atende hoje 116 alunos surdos distribuídos em 16 escolas e conta também com 11 professores surdos que ensinam a língua dos sinais aos alunos ouvintes e 39 intérpretes.